Tribunal Constitucional da Colômbia dá luz verde a adopção por casais homossexuais

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bogotá, 05 nov (Lusa) -- O Tribunal Constitucional da Colômbia decidiu na quarta-feira que os casais do mesmo sexo podem adotar crianças nas mesmas circunstãncias que os heterossexuais.

"A orientação sexual ou o género de uma pessoa não são em si mesmas indicativas de uma falta de idoneidade moral, física ou mental para adotar", disse Maria Victoria Calle Correa, presidente do Tribunal Constitucional colombinao, numa conferência de imprensa após o anúncio da decisão judicial.

Atualmente, a adoção por casais homossexuais na Colômbia são apenas permitidas se um dos elementos do casal já for o progenitor da criança. E mesmo esse direito limitado foi estabelecido recentemente, em fevereiro.

A decisão do Tribunal Constitucional teve seis votos a favor e dois contra.

FV // MP

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Sonda da NASA alcança esta terça-feira o recorde do objeto humano mais próximo do Sol

A sonda Parker da NASA prepara-se para se aproximar do Sol, passando esta terça-feira, na véspera de Natal, mais perto da estrela do que alguma vez esteve, para estudar a sua atmosfera.

Trump escolhe empresário automóvel John Arrigo como embaixador em Portugal

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a nomeação do empresário do ramo da venda de automóveis John Arrigo como novo embaixador norte-americano em Portugal.

Papa Francisco pede fim dos conflitos no mundo na sua mensagem de Natal

O Papa Francisco pediu esta quarta-feira que as armas sejam silenciadas na “Ucrânia martirizada” e no Médio Oriente, invocando a situação humanitária “extremamente grave” em Gaza, e defendeu “soluções para a harmonia social” no continente americano, incluindo Venezuela e Haiti.