Costa recebe dos membros do seu Governo cabaz de Natal com produtos tradicionais portugueses
Porto Canal com Lusa
Lisboa, 22 dez (Lusa) - Os ministros e os secretários de Estado do Governo estiveram hoje em São Bento para desejar votos de boas festas ao líder do executivo, António Costa, a quem ofereceram um cabaz de Natal com produtos tradicionais portugueses.
Fonte do gabinete do primeiro-ministro disse à agência Lusa que o cabaz de Natal oferecido a António Costa teve um custo simbólico de seis euros por cada um dos membros do executivo e destinou-se a salientar a "excelência e a diversidade da produção nacional".
"O presente escolhido foi um cabaz com 30 produtos tradicionais portugueses, onde se inclui o melhor que é produzido em todos os distritos de Portugal, desde Viana do Castelo a Faro, sem esquecer as regiões autónomas da Madeira e dos Açores. Uma oferta que vem reconhecer e promover a qualidade da produção nacional em vários setores de atividade", acrescentou a mesma fonte.
Entre os produtos oferecidos a António Costa estão chouriça e salpicão da serra d'Arga (Viana do Castelo), vinho verde (Braga), azeite e alheira de Mirandela (Bragança), vinho do Porto e folar de Valpaços (Vila Real), leite biológico (Porto), ovos moles e pão de ló de Ovar (Aveiro), maçã bravo de esmolfe e vinho espumante (Viseu), mel da Lousã (Coimbra), travia da Beira Baixa (Castelo Branco), maçã de Alcobaça e ginja de Óbidos (Leiria) e ameixas de Elvas (Portalegre).
Os ministros e secretários de Estado ofereceram ainda a António Costa aguardante da Lourinhã e pera rocha (Lisboa), queijo de Azeitão e moscatel (Setúbal), queijo e ervas aromáticas (Évora), paleta de Barrancos, azeite de Moura e vinho alentejano (Beja), laranjas do Algarve, flor de sal de Tavira, batata doce de Aljezur e sardinhas em conserva (Faro), queijo da ilha de São Miguel e ananás (Açores), e estrelícias e bananas (Madeira).
Fonte do executivo disse à agência Lusa que os ministros chegaram à residência oficial do primeiro-ministro, em São Bento, ao início da tarde, onde almoçaram.
Os secretários de Estado juntaram-se aos ministros nos cumprimentos de boas festas após o almoço.
PMF // SMA
Lusa/fim