10.000 entraram na Macedónia em 24 horas

10.000 entraram na Macedónia em 24 horas
| Mundo
Porto Canal

Dez mil migrantes entraram na Macedónia em 24 horas, entre a tarde de sábado e as 18:00 (17:00 em Lisboa) de domingo, anunciou hoje a polícia macedónia em Skopje.

O número corresponde aos divulgados pela Cruz Vermelha local e por organizações não-governamentais.

"Desde a tarde de sábado até domingo às 18:00, 10.000 migrantes foram registados na Macedónia e o fluxo não diminuiu até à meia noite (23:00 em Lisboa)", declarou um responsável da polícia à agência France Presse.

O recorde de entradas em 24 horas foi registado no início de setembro: 12.000.

Hoje de manhã a situação estava calma em Gevgelija e o número de migrantes que procurava entrar na Macedónia tinha diminuído substancialmente, segundo um repórter fotográfico da AFP no local.

Esta nova grande vaga de refugiados na rota dos Balcãs pode provocar saturação mais a norte na fronteira entre a Sérvia e a Croácia e a noroeste entre a Croácia e a Eslovénia.

A entrada de migrantes em território croata decorre em "câmara lenta" depois de a Eslovénia ter informado que limitaria a entrada no seu território a 2.500 migrantes por dia.

A Eslovénia tinha-se tornado o novo país de trânsito dos que chegavam da Sérvia e da Croácia após o encerramento na sexta-feira à noite pela Hungria da sua fronteira com a Croácia.

Um milhar de migrantes esperava hoje de manhã poder atravessar a fronteira entre a Croácia e a Eslovénia depois de ter sido impedido de o fazer durante a noite, segundo fonte policial.

Na fronteira servo-croata, várias centenas esperavam entrar na Croácia, numa atmosfera pesada devido ao frio e à chuva.

 

Imagem: Freedom House

+ notícias: Mundo

O resgate de Caramelo. O final de uma história que passou as fronteiras do Brasil e conquistou o mundo

Com o número de mortos nas inundações no sul do Brasil a ultrapassar os 100 mortos, a história do resgate da égua de nome Caramelo lança uma luz de esperança entre a desgraça que afetou milhares de brasileiros.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.