Coreia do Sul vai fazer novos testes de emissões aos automóveis da Volkswagen

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Seul, 23 set (Lusa) -- A Coreia do Sul vai submeter os automóveis da Volkswagen a novos testes de emissões de poluentes depois de o fabricante admitir ter falseado os resultados em 400.000 carros nos EUA, revelaram fontes do Ministério do Meio Ambiente.

Os testes devem acontecer em meados de outubro e estender-se também "aos veículos que anteriormente passaram com êxito nos testes", segundo indicaram fontes à agência Yonhap.

O Ministério do Meio Ambiente vai submeter a testes os modelos Golf e Jetta, da marca alemã, e os A3 e A7 da Audi, que também pertence à Volkswagen, segundo os funcionários.

A Volkswagen e a Audi são as duas marcas estrangeiras mais populares no mercado sul-coreano, com quotas de 15,61% e de 12,56% do total de automóveis importados, respetivamente.

A Agência de Proteção do Meio Ambiente dos Estados Unidos acusou na sexta-feira a empresa de falsear o desempenho dos motores em termos de emissões de gases poluentes através de um 'software' incorporado no veículo, enfrentando uma multa que pode ir até aos 18 mil milhões de dólares (cerca de 15,9 mil milhões de euros ao câmbio de hoje).

Na terça-feira, a Volkswagen anunciou que mais de 11 milhões de carros a gasóleo em todo o mundo foram equipados com o tipo de motor que poderia distorcer os dados de emissões.

ISG (AJG) // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Morreu o presidente do Irão após helicóptero onde seguia se ter despenhado

Vários meios de comunicação estatais iranianos anunciaram esta segunda-feira a morte do Presidente Ebrahim Raïssi e do ministro dos Negócios Estrangeiros, Hossein Amir-Abdollahian, numa queda de um helicóptero no noroeste do Irão.

Luís Montenegro expressa condolências ao povo iraniano pela morte do Presidente Ebrahim Raisi 

O primeiro-ministo português, Luís Montenegro, expressou esta segunda-feira as suas condolências ao povo iraniano pela morte do Presidente do Irão, Ebrahim Raisi, e do chefe da diplomacia daquele país, Hossein Amir-Abdolahian, num acidente de helicóptero.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.