Acções da Volkswagen caem mais de 20% e arrastam principais bolsas europeias

Acções da Volkswagen caem mais de 20% e arrastam principais bolsas europeias
| Mundo
Porto Canal

A queda da cotação das ações da Volkswagen, de mais de 20% às 11:25 em Lisboa, estava a arrastar a bolsa de Frankfurt e as restantes praças europeias.

Às 11:25 em Lisboa, os títulos da Volkskagen, envolvida num escândalo por ter manipulado as normas anti-poluição nos Estados Unidos, estavam a cair 20,42% para 105,20 euros e a arrastar o principal índice da bolsa de Frankfurt, o DAX, que estava a cair 3%.

À mesma hora, o EuroStoxx 50, índice que representa as principais empresas da zona euro, estava a cair 2,92% para 3.091,65 pontos e as bolsas de Londres, Paris, Madrid e Milão registavam perdas superiores a 2%.

O grupo automóvel alemão Volkswagen anunciou hoje que mais de 11 milhões de carros a gasóleo em todo o mundo foram equipados com um determinado tipo de motor que poderia distorcer os dados de emissões.

Em comunicado, o grupo faz questão de esclarecer que "os veículos novos do grupo Volkswagen com motores diesel UE 6, atualmente disponíveis na União Europeia, estão em conformidade com os requisitos legais e as normas ambientais", mas que os veículos "com motores tipo EA 189, envolvendo cerca de onze milhões de automóveis em todo o mundo", poderão ter discrepâncias nos dados das emissões.

A Volkswagen acrescenta estar a trabalhar "intensamente para eliminar as discrepâncias através de medidas técnicas", estando em contacto com as autoridades competentes, principalmente a KBA (Autoridade Federal Alemã de Transportes).

A Agência de Proteção do Meio Ambiente (EPA) dos Estados Unidos acusou na sexta-feira a empresa de falsear o desempenho dos motores em termos de emissões de gases poluentes através de um 'software' incorporado no veículo, enfrentando uma multa que pode ir até aos 18 mil milhões de dólares (cerca de 15,9 mil milhões de euros ao câmbio de hoje).

O presidente do grupo Volkswagen, Martin Winterkorn, reconheceu que a empresa falseou os dados e lamentou no domingo ter "quebrado a confiança" dos seus clientes e do público em geral, depois das acusações das autoridades norte-americanas.

O presidente da empresa disse estar "profundamente arrependido" por ter quebrado a confiança do público, sendo que a marca suspendeu as vendas dos modelos de carros envolvidos, que eram uma pedra angular dos esforços de Winterkorn para recuperar mercado nos Estados Unidos.

A estratégia da Volkswagen para o mercado norte-americano passava por vender carros a gasóleo com motores poderosos e poucas emissões, uma forma de ganhar quota, já que no ano passado as vendas nos Estados Unidos tinham caído 10% para 366.970 unidades.

No entanto, a Volkswagen não especificou quantos modelos estarão afetados pela decisão, mas alguns dos veículos que incluem este motor são, por exemplo, o Golf, Jetta, Beetle da Volkswagen e o Audi A3.

+ notícias: Mundo

Países Baixos suspensos dos ensaios da Eurovisão após situação "tensa" com Israel 

A União Europeia de Radiodifusão (EBU, na sigla em inglês) suspendeu os Países Baixos dos ensaios do 68.º Festival Eurovisão da Canção, a decorrer em Malmö, na Suécia, devido a um “incidente” com o representante daquele país no concurso.

Abriu e bebeu uma cerveja durante o julgamento e acabou condenada por desrespeito

Aconteceu segunda-feira e é um caso insólito que já está a correr mundo. Um juiz optou por dar por terminado um julgamento virtual no Brasil depois de a arguida abrir e começar a beber uma bebida que foi identificada como sendo uma cerveja.

Insólito. Mulher filmada a dormir no compartimento de bagagem de um avião

O caso insólito ocorreu num voo da companhia aérea Southwest Airlines, com sede nos Estados Unidos da América, e o vídeo do momento já soma milhões de visualizações. A mulher foi filmada no interior de um compartimento de bagagem do avião.