Quatro novos casos de coronavírus na Arábia Saudita

| Mundo
Porto Canal / Agências

Riade, 14 mai (Lusa) -- Quatro novos casos de coronavírus, da família dos vírus que causam a Síndrome Respiratória Aguda Severa (SRAS), foram detetados na Arábia Saudita, onde já foram registadas 15 mortes, informou esta madrugada o Ministério da Saúde saudita.

"Uma das quatro pessoas está curada e deixou o hospital e as outras três ainda estão a ser tratadas", refere um comunicado do Ministério.

Estes novos casos elevam para 28 o número total de pessoas que contraíram o coronavírus na Arábia Saudita.

Até ao momento foram registadas 15 mortes no reino na sequência do vírus.

O diretor-geral adjunto da Organização Mundial de Saúde (OMS) para os assuntos de segurança sanitária e do ambiente, Keiji Fukuda, efetuou uma visita à Arábia Saudita a pedido do Governo de Riade para "ajudar a avaliar a situação e fornecer orientações e recomendações".

As autoridades sauditas pediram também conselhos a especialistas de universidades norte-americanas e canadianas, indicou o Ministério da Saúde local.

A OMS indicou, antes do anúncio destes novos casos pela Arábia Saudita, que 34 casos de coronavírus foram confirmados a nível mundial e que 18 pessoas morreram.

A OMS não chegou, para já, a conclusões sobre o modo de transmissão do coronavírus e a sua origem.

Uma epidemia de SRAS causou a morte a mais de 800 pessoas na China em 2003.

O coronavírus é diferente da SRAS, nomeadamente porque causa rapidamente uma insuficiência renal.

PNE //

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.