Esmagamento do espaço político pela questão financeira empobrece debate - Costa

| Política
Porto Canal com Lusa

Porto, 23 set (Lusa) - O secretário-geral do PS, António Costa, reconheceu hoje que a "questão financeira" e o seu papel dominador nas discussões políticas tornaram o debate nesta área "muito empobrecido" e levou ao desencantamento de muitos.

"Acho que o grau de desencanto que as pessoas sentem é por um lado pela sucessão de crises e frustrações de sucessivas legislaturas (...) e, por outro lado, porque o esmagamento do espaço do debate político pela questão financeira tornou o debate político muito empobrecido. Muito escasso. E é muito difícil romper desse debate financeiro", advogou.

O socialista falava no Porto e respondia a perguntas de cientistas e figuras ligadas à saúde no i3s, centro de investigação ligada a esse setor situado em Paranhos.

Todo o "sistema político-mediático" está hoje dominado pelo "quadro mental" da questão financeira "e todo o debate que não se escore numa boa resposta para isto é imediatamente devastado", prosseguiu Costa, que falou depois em sondagens sobre a matéria que, diz, "são muito interessantes de ser conhecidas".

Depois, o líder socialista referiu também ainda nesta matéria crer "que a chave não está nas questões técnicas de elaboração das sondagens, mas na estratégia de resposta às sondagens".

E findou: "Na minha modesta interpretação, acho que só podemos ter motivos para acreditar todos que acordaremos no dia 05 de outubro com mais confiança do que aquela que temos hoje".

As eleições legislativas decorrem a 04 de outubro, domingo.

PPF // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.