Venda do Novo Banco na "corda bamba"

Venda do Novo Banco na "corda bamba"
| Economia
Porto Canal (CYM)

Negociações com grupo chinês Anbang falharam. Apollo é apontada como principal candidata à compra do Novo Banco.

Banco de Portugal e Anbang não chegaram a acordo.

A falha nas negociações com o grupo chinês deve-se, maioritariamente, ao nível de imparidades do Novo Banco que encerrou o primeiro semestre de 2015  com prejuízos na ordem dos 251,9 milhões de euros. 

Estava previamente decidido que caso existisse esta falha, as negociações avançariam para o segundo maior candidato, a Apollo Global Management.

De acordo com informações avançadas pela TVI 24, a venda do "banco bom" foi há instantes decidida: Apollo é a nova dona do Novo Banco.

Contudo, em declarações à Lusa, o supervisor afirma que "por não ter sido alcançado um acordo, o Banco de Portugal decidiu esta terça-feira terminar aquelas negociações e convidar para negociações, no âmbito da Fase IV, o potencial comprador que apresentou, na fase anterior, a proposta qualificada em segundo lugar".

(Em actualização)

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.