Grécia apresenta esta quarta-feira o pedido de resgate

Grécia apresenta esta quarta-feira o pedido de resgate
| Economia
Porto Canal

A Grécia deverá apresentar esta quarta-feira as propostas concretas à União Europeia, para o pedido de resgate financeiro. A reunião desta terça-feira não teve quaisquer frutos. Alexis Tsipras pretende um 'empréstimo de transição', nas próximas 48 horas.

A reunião desta terça-feira do Eurogrupo era encarada como a última oportunidade para a Grécia, no entanto, para surpresa geral dos ministros das Finanças presentes, não foram apresentadas quaisquer novas propostas.

A agência Associated Press fala mesmo "em choque", citando fontes que afirmam que o novo Ministro das Finanças grego, Euclid Tsakalotos, se limitou a fazer um balanço da situação económica grega actual. No entanto, um jornalista do Financial Times cita uma fonte que garante que foram apresentadas oralmente algumas ideias, que serão posteriormente entregues por escrito.

Segundo o Financial Times, o Eurogrupo não permanecerá em Bruxelas, pelo que as propostas devem ser enviadas ao Banco Central Europeu e ao Fundo Monetário Internacional, de forma a serem avaliadas antes de ser convocada nova reunião do Eurogrupo.

À saída da reunião, Jeroen Dijsselbloem confirmou que haverá nova reunião esta quarta-feira, por teleconferência. Dijesselbloem frisou que o pedido formal de ajuda financeira, deverá ser entregue também esta quarta-feira, ao Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF).

É esperado que Alexis Tsipras, primeiro ministro grego, fale amanhã aos deputados.

A agência italiana ANSA avançou entretanto que Tsipras deverá pedir um empréstimo de sete mil milhões de euros, para enfrentar as despesas mais urgentes da Grécia, valor que pretende receber nas próximas 48 horas.

O 'empréstimo de transição' é, no entanto, visto com alguma cautela. O presidente do Eurogrupo, Dijsselbloem, reafirma a importância da Grécia apresentar propostas credíveis.

Vladis Dombrovskis, vice-presidente da Comissão Europeia não descarta a possibilidade da Grécia sair do euro, enquanto o ministro das Finanças da Letónia referiu que não confiava em Yaris Varoufakis, e que o povo letão não compreende os gregos.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.