Grécia vai pagar hoje 200 milhões de euros ao FMI

Grécia vai pagar hoje 200 milhões de euros ao FMI
| Mundo
Porto Canal

A Grécia vai pagar hoje ao Fundo Monetário Internacional (FMI) 200 milhões de euros em juros por créditos concedidos no âmbito dos resgates financeiros, confirmou à agência Efe uma fonte da Agência de Gestão da Dívida Pública grega.

O pagamento será efetivo às 16:00 locais da Grécia (14:00 em Lisboa), hora de abertura dos bancos em Nova Iorque, adiantou a mesma fonte.

Desde o início do ano, a Grécia já devolveu pontualmente todos os empréstimos previstos, no valor de 6.000 milhões de euros, segundo informações do Governo grego.

O último pagamento ocorreu a 09 de abril, quando Atenas devolveu 460 milhões de euros ao FMI.

Só em maio, a Grécia tem de pagar outra parcela do crédito no valor de 760 milhões de euros.

Contudo, os desembolsos maiores deverão ser efetuados em junho, julho e agosto, num total de mais de 21.000 milhões, entre pagamentos ao FMI, Eurosistema e vencimentos de títulos do Tesouro.

Apesar da quantia de títulos do Tesouro que vencem poder ser substituída por emissões de idêntica quantidade, a Grécia não pode emitir títulos adicionais porque o Banco Central Europeu (BCE) impôs um 'plafond' (limite) de 15.000 milhões de euros, que foi atingido já no ano passado.

O Governo de Alexis Tsipras tem continuado a pedir ao BCE para aumentar este 'plafond', o que, a ser possibilitado na reunião de hoje, permitiria à Grécia obter liquidez adicional.

No entanto, as regras do BCE estabelecem que o aumento do 'plafond' só seria possível se Atenas aplicasse as medidas do programa de resgate, que atualmente está bloqueado.

A Grécia prevê emitir hoje títulos do Tesouro a seis meses numa operação que deverá servir para substituir títulos que vencem na próxima sexta-feira, num total de 1.400 milhões de euros.

Desde agosto último, quando recebeu uma parcela do resgate, a Grécia tem-se financiado por si mesma e através de créditos de urgência do BCE.

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.