França/Avião: Identificação de vítimas pode ficar concluída esta semana

| Mundo
Porto Canal / Agências

Berlim, 31 mar (Lusa) - O presidente francês, François Hollande, afirmou hoje que é possível que esta semana fique concluída a identificação das vítimas do avião da Germanwings que se despenhou nos Alpes franceses.

"O ministro do Interior (Bernard Cazeneuve) confirmou que até ao final da semana é possível identificar todas as vítimas graças às amostras de ADN e a um trabalho científico excecional o que permitirá às famílias fazerem o seu luto", disse Hollande, numa conferência de imprensa conjunta com a chanceler alemã, Angela Merkel, após o 17.º conselho de ministros franco-alemão.

Hollande disse que a França e a Alemanha estão a trabalhar para melhorar e reforçar as regras sobre segurança aérea para que se evitem tragédias como a que ocorreu na semana passada com o avião da Germanwings.

A queda do avião da Germanwings, que efetuava a ligação de Barcelona (Espanha) a Dusseldorf (Alemanha), causou 150 mortos.

O copiloto do aparelho, Andreas Lubitz, ficou fechado sozinho na cabine de comando, aproveitando uma breve ausência do comandante, e terá causado deliberadamente a queda do avião, de acordo com os investigadores, depois de analisadas as gravações recolhidas de uma das duas "caixas negras" a bordo.

A Germanwings é uma subsidiária da Lufthansa, companhia que anunciou hoje o cancelamento das comemorações do seu 60.º aniversário, previstas para dia 15.

Em comunicado, a Lufthansa indicou que em vez do evento planeado "vai providenciar a transmissão ao vivo para os seus empregados da cerimónia oficial na Catedral de Colónia a 17 de abril de 2015", na qual familiares e amigos irão recordar as vítimas.

EO (EJ)// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.