Vitória de Syriza é "mais um sinal da mudança" na Europa - António Costa

| Mundo
Porto Canal / Agências

Seia, Guarda, 25 jan (Lusa) - O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que a vitória no partido Syriza nas eleições na Grécia é "mais um sinal" da mudança da orientação política que está em curso na Europa.

"É mais um sinal da mudança da orientação política que está em curso na Europa, o esgotamento das políticas de austeridade e da necessidade de termos uma outra política que permita fazer com que a moeda única seja efetivamente uma moeda comum", afirmou António Costa aos jornalistas, em Seia.

Para o líder nacional do PS, a Europa tem que ter "uma moeda que gere ganhos para todos os povos e todos os países e todas as economias da zona euro e que não seja uma moeda que, como tem acontecido, provoque resultados muito assimétricos com grandes benefícios para alguns e uma enorme pressão e austeridade para todos os outros".

"Acho que temos que ter uma Europa de novo solidária, e com uma moeda que seja partilhada nos ganhos, nas exigências por todos", referiu.

Segundo resultados oficiais após o apuramento de um quarto dos votos, o Syriza obteve 35,4% e a Nova Democracia, atualmente no governo, 28,9%.

ASR (ACC) // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.