Xavier Malián:"Em casa somos muito fortes"

Xavier Malián:"Em casa somos muito fortes"
| Desporto
Porto Canal

Menos de 72 horas depois do triunfo no municipal barcelense que garantiu a conquista da Taça de Portugal, a equipa de hóquei em patins do FC Porto volta a medir forças com o Óquei de Barcelos, desta feita no Dragão Arena e na penúltima jornada da fase regular do campeonato (quarta-feira, 15h00, FC Porto TV/Porto Canal). Xavier Malián espera “um jogo super difícil” frente a “uma equipa super completa”, “um candidato ao título” que obrigará a “fazer tudo para conseguir os três pontos e a vitória” que garante a entrada no play-off em primeiro lugar. O guardião da melhor defesa vê o grupo “num bom momento, com uma boa dinâmica” e espera “continuar assim até ao fim da época”.

Primeiro contra sexto classificado
“Sabemos que vai ser um jogo super difícil, porque eles são uma equipa muito completa, um candidato ao título tal como nós, mas a jogar em casa temos que fazer tudo para conseguir os três pontos e a vitória. Temos trabalhado muito para chegarmos a este momento no primeiro lugar e esse é o objetivo: ganhar para ficarmos perto de o garantir.”

O desaire da primeira volta
“As competições são todas diferentes, na Taça os jogos são de vida ou morte e eles têm uma equipa muito boa, com jogadores muito experientes que nos ganharam 3-1 em casa. Nesse dia não fizemos o melhor jogo e sabemos que todas as equipas passam por dificuldades em Barcelos, mas isso ainda dá mais valor ao resultado que conseguimos no fim de semana. Em casa somos muito fortes e vamos entrar com tudo para conseguirmos os três pontos.”

Um ponto à frente (e um jogo atrás) do Sporting
“Isso demonstra a competitividade da Liga Portuguesa, que é muito forte e por isso se torna muito difícil ficar em primeiro. Têm que dar valor à época que estamos a fazer, estamos num bom momento, com uma boa dinâmica, e temos que a aproveitar. Quando as coisas começam a sair bem a bola entra e quando a dinâmica é negativa as coisas correm mal. Não podemos entrar numa dinâmica negativa e vamos fazer tudo para continuar bem.”

Defesa de betão
“É fruto do trabalho da equipa, isto não é ténis nem natação. É resultado do trabalho de toda a equipa técnica, dos jogadores e do meu colega de baliza, o Leonardo Pais. Tem havido muita entreajuda e há que continuar assim até ao fim da época para sermos a melhor defesa. Isso não nos vai dar o campeonato, mas ajuda-nos a sermos mais competitivos todos os jogos.”

Jogar no Dragão Arena
“Claro que o fator casa é muito importante. Já joguei muitas vezes com a casa cheia e é um trunfo do FC Porto enquanto clube do qual temos que tirar proveito. Tenho a certeza que o voleibol vai conquistar o título a jogar em casa, com o apoio dos adeptos, porque são as melhores e porque treinam muito todos os dias.”

+ notícias: Desporto

Sérgio Conceição: "No FC Porto, jogamos sempre finais"

A disputa pelo terceiro lugar da edição 2023/24 do campeonato nacional vai ter um capítulo final no Minho, onde SC Braga e FC Porto se vão defrontar na última jornada (sábado, 20h30, Sport TV). Na Pedreira, “o desempenho coletivo” será “o mais importante” e é determinante que as armas estejam afinadas para mais um jogo que é “para ganhar”, como todos “independentemente da competição e do momento da época”.

FC Porto (Sub-17): Mora, Varela e Cunha convocados para o Euro de Sub-17

Trio portista vai representar Portugal na competição que terá lugar em Chipre.

FC Porto: Últimos ajustes a pensar no campeonato

O plantel principal do FC Porto deu, na manhã desta sexta-feira, por terminada a preparação para a deslocação a Braga, da 34.ª e última jornada da Liga. O duelo com o conjunto minhoto está agendado para as 20h30 de sábado (Sport TV) no Estádio Municipal de Braga.