China diz desconhecer polémica mas reafirma vontade de "aprofundar relações" pelas Lajes

China diz desconhecer polémica mas reafirma vontade de "aprofundar relações" pelas Lajes
| Política
Porto Canal

O governo chinês indicou hoje à agência Lusa desconhecer a polémica acerca do futuro da base das Lajes, mas reafirmou a disposição de "aprofundar as amistosas relações" com Portugal.

"Não conhecemos a situação referida na imprensa em Portugal", disse o gabinete do porta-voz do ministério chinês dos Negócios Estrangeiros acerca do alegado interesse da China em criar um entreposto comercial na ilha Terceira, Açores, na sequência da anunciada redução dos efetivos norte-americanos estacionados naquela base.

O presidente do governo regional dos Açores, Vasco Cordeiro, salientou, em entrevista à RTP, a possibilidade de a infraestrutura das Lajes ser usada por outro país que não os Estados Unidos, dando o exemplo da China, com quem Portugal tem "uma relação diplomática" que é "muito anterior" àquela que tem com Washington.

Na quarta-feira, o Diário de Noticias refere que o governo regional dos Açores "vê nos chineses uma solução para a prevista redução gradual ao longo deste ano do número de trabalhadores portugueses de 900 para 400, e de civis e militares americanos de 650 para 165".

De acordo com o mesmo jornal, "os chineses querem instalar um entreposto comercial ali no meio do Atlântico".

Questionado pela agência Lusa, o gabinete do porta-voz do MNE chinês não confirmou nem desmentiu o interesse no referido entreposto, salientando antes que as relações entre a China e Portugal são "amistosas" e que os dois países assinalam este ano o 10.º aniversário da sua "parceria estratégica global".

"A China quer aprofundar a pragmática cooperação com Portugal em várias áreas e continuar a desenvolver as relações bilaterais", acrescentou o mesmo gabinete num comentário escrito de quatro linhas.

O acordo luso-chinês de "parceria estratégica global", um dos primeiros do género que a China estabeleceu com nações europeias, foi assinado em dezembro de 2005 em Portugal pelos chefes de governo dos dois países.

Em julho passado, no final de uma visita à América Latina, o presidente chinês, Xi Jinping, efetuou uma escala técnica de cerca de oito horas na ilha Terceira, onde se encontrou com o vice-primeiro-ministro português, Paulo Portas.

Dois anos antes, o então primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, escalou também a ilha Terceira.

Naquela altura, um conhecido comentador norte-americano, Gordon G. Chang, interpretou a escala de Wen Jiabao como um sinal de que a China estava a "lançar o anzol para tomar conta de uma base dos Estados Unidos nos Açores".

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.