Lajes: Costa critica Governo e exige que Passos chame a si condução do processo

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 19 jan (Lusa) - O secretário-geral do PS exigiu hoje que o primeiro-ministro chame a si a questão da decisão norte-americana de reduzir a presença na Base das Lajes, considerando estar perante "uma nuvem negra" nas relações com os Estados Unidos.

António Costa falava aos jornalistas após ter estado reunido cerca de uma hora com o presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro.

Num encontro em que estiveram também presentes o ex-líder do Governo Regional dos Açores e atual presidente do PS, Carlos César, e o dirigente socialista Sérgio Sousa Pinto, António Costa criticou a atuação do Governo "neste enorme revés" da política externa portuguesa: "É uma matéria que deveria ter estado sempre na primeira linha das preocupações do senhor primeiro-ministro, e se ainda não o fez devia de imediato chamá-la a si, porque exige ser conduzido ao mais alto nível do Governo".

De acordo com o secretário-geral do PS, o Governo tem de explicar aos portugueses e na Assembleia da República "o que tenciona fazer relativamente aos Estados Unidos, em particular no que respeita à decisão unilateral tomada sobre a utilização da Base das Lajes".

"Está já pedida a comparência do Governo na Assembleia da República e é necessário que o Governo dê uma explicação cabal. Simultaneamente, o Governo tem também um dever para com a Região Autónoma dos Açores e deve trabalhar [com o executivo regional] para planear medidas cautelares que sejam necessárias se esta decisão for implementada, de forma a salvaguardar os interesses da região e, em particular, a situação social e económica da ilha Terceira", defendeu o líder socialista.

PMF // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

Supremo Tribunal aumenta pena de prisão do antigo ministro Armando Vara

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) aumentou para cinco anos e seis meses a pena de prisão do ex-ministro Armando Vara, em cúmulo jurídico das penas aplicadas nos processos Face Oculta e Operação Marquês.

Temido quer plano europeu para habitação acessível e alerta para ameaças

A cabeça de lista do PS às europeias defendeu esta quinta-feira um plano europeu para habitação acessível, avisando que o projeto europeu está sob inúmeras ameaças e que a AD e a sua família política “representam uma agenda de retrocesso”.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.