Lajes: Decisão dos EUA exige resposta "firme e determinada" do Governo português - Vasco Cordeiro

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 19 jan (Lusa) - O presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, afirmou hoje que a redução da presença norte-americana na Base das Lajes é uma decisão "má" e "hostil" e exige "uma resposta firme e determinada" do executivo português.

As posições do líder do governo açoriano foram assumidas no final de uma audiência com o Presidente da República, Cavaco Silva, no Palácio de Belém.

"Se é certo que a questão tem um impacto mais direto e imediato na Região Autónoma dos Açores, esta é uma decisão que afeta o nosso país no seu todo, que afeta o relacionamento diplomático, que afeta a aliança e a forma como no fundo os países se devem tratar, sobretudo aqueles que se dizem aliados", afirmou.

ATF // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Supremo Tribunal aumenta pena de prisão do antigo ministro Armando Vara

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) aumentou para cinco anos e seis meses a pena de prisão do ex-ministro Armando Vara, em cúmulo jurídico das penas aplicadas nos processos Face Oculta e Operação Marquês.

Temido quer plano europeu para habitação acessível e alerta para ameaças

A cabeça de lista do PS às europeias defendeu esta quinta-feira um plano europeu para habitação acessível, avisando que o projeto europeu está sob inúmeras ameaças e que a AD e a sua família política “representam uma agenda de retrocesso”.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.