Indonésia aguarda chegada de especialistas de França para localizar caixas negras do avião da AirAsia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Banguecoque, 02 jan (Lusa) -- A Indonésia aguarda hoje a chegada de especialistas em localização de caixas negras de França no âmbito das operações de busca pelo avião da AirAsia, que se despenhou no domingo, com 162 pessoas a bordo no Mar de Java.

"Durante a manhã de 02 de janeiro, um barco transportará investigadores para a zona de busca, com equipamento de deteção, incluindo hidrofones, para localizar as balizas acústicas dos gravadores do voo", informou o Departamento de Investigação de Acidentes (BEA), segundo o canal de televisão Channel News Asia.

As equipas de resgate recuperaram nove corpos, bem como partes do avião e bens dos passageiros, enquanto prosseguem as buscas pelas caixas negras do aparelho no Mar de Java, sob forte ondulação.

Na quinta-feira, foi identificada a primeira vítima -- Hayati Lutfiah Hamid --, a qual foi a enterrar numa cerimónia que reuniu familiares e amigos em Java Oriental, segundo o diário The Jakarta Post.

A sogra, o marido e um filho de Hayati também seguiam a bordo do Airbus 320-200 da companhia de baixo custo malaia.

Anteriormente, a vítima tinha sido identificada erroneamente pelos 'media' locais como a hospedeira Khairunisa Haidar Fauzi.

As autoridades estimam que o aparelho esteja entre 30 e 50 metros de profundidade, a sul da ilha de Bornéu.

O Airbus da AirAsia descolou no domingo da cidade indonésia de Surabaia e tinha aterragem prevista para cerca de duas horas depois em Singapura, mas despenhou-se quarenta minutos após a descolagem no mar de Java.

A bordo seguiam 155 indonésios, três sul-coreanos, um britânico, um francês, um malaio e um singapurense.

Apesar de o piloto, o capitão Iriyanto, ser um experimentado profissional com 23.000 horas de voo, 6.000 das quais ao serviço da AirAsia, e de o Airbus ter passado uma revisão técnica em novembro, o acidente suscitou questões sobre a segurança das companhias aéreas asiáticas.

Especialistas em navegação aérea citados por agências internacionais admitiram, esta quinta-feira, que o piloto do voo QZ8501 tenha conseguido fazer uma amaragem de emergência, mas que o aparelho tenha acabado por submergir devido ao estado do mar.

DM (MDR) // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

“Esta gente perdeu a cabeça”. Imagens de bebé deitado no chão em concerto de Taylor Swift 'incendeia' redes sociais

Imagens de um bebé deitado no chão, nas filas da frente de um dos concertos de Taylor Swift, em Paris, está a provocar uma onda de revolta nas redes sociais.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.