AirAsia/Avião: Indonésia suspendeu todos os operadores aéreos envolvidos no voo

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Porto Canal / Agências

Jacarta, 06 jan (Lusa) -- O Ministério dos Transportes da Indonésia anunciou hoje a suspensão de um número indeterminado de operadores aéreos enquanto são investigadas as causas do acidente do avião da AirAsia com 162 pessoas a bordo a 28 de dezembro, revelou hoje a imprensa local.

As autoridades indonésias garantem que a companhia de baixo custo, a maior em toda a Ásia, não tinha autorização para operar a rota Surabaia/Singapura ao domingo, quando aconteceu o acidente.

O diretor geral para o transporte aéreo, Djoko Murjatmodjo, assinalou na noite de segunda-feira que o Ministério tinha ordenado a "suspensão de todo o pessoal relacionado" com as atividades do voo QZ8501, destaca o diário "Jakarta Post".

O governo indonésio prometeu ações com as companhias aéreas que violem a suas permissões de voo.

"Se, depois da avaliação, outra companhia estiver a violar as escalas aprovadas, é uma violação que terá como consequência a suspensão", disse.

Por outro lado o Ministério dos Transportes vai impor reuniões informativas obrigatórias para os pilotos sobre as condições meteorológicas da rota antes da descolagem.

As equipas de resgate continuam a busca pelas caixas negras do avião, um Airbus A320-200, um equipamento que vai permitir às autoridades o cabal esclarecimento das causas do acidente.

Até agora foram localizados cinco grandes objetos a cerca de 30 metros de profundidade no Mar de Java, ainda que não tenha sido possível confirmar se pertencem à aeronave.

Por outro lado, as equipas de resgate já recuperaram 37 corpos, tendo identificado 13, acrescentou o canal de televisão Channel News Asia.

O voo QZ8501 descolou da cidade indonésia de Surabaia, na ilha de Java, a 28 de dezembro e tinha previsto aterrar cerca de duas horas depois em Singapura, mas caiu no Mar de Java cerca de 40 minutos depois do início do voo.

A bordo seguiam 155 indonésios, três sul-coreanos, um britânico, um francês, um malaio e um natural de Singapura.

O piloto solicitou à torre de controlo na Indonésia autorização para virar à esquerda e subir dos 32.000 para os 38.000 pés para evitar uma tempestade. A torre de controlo autorizou o desvio à esquerda, mas quando a tentou o contacto de autorização de subida até aos 34.000 pés já não obteve resposta do avião.

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