AirAsia/Avião: Destroços no Mar de Java ainda não foram identificados

| Mundo
Porto Canal / Agências

Banguecoque, 07 jan (Lusa) - As autoridades indonésias ainda não conseguiram confirmar se os destroços encontrados no Mar de Java pertencem ao avião da AirAsia que caiu no dia 28 de dezembro com 162 pessoas a bordo.

As correntes marítimas e o lodo no fundo do mar, onde estão enterrados os supostos destroços do avião, dificultam a tarefa dos mergulhadores, que ainda não conseguiram confirmar visualmente que aquelas são realmente partes da fuselagem da aeronave.

O Mar de Java, cenário de numerosos combates navais durante a Segunda Guerra Mundial, está repleto de restos de embarcações.

Os trabalhos de busca estão particularmente centrados num objeto, a cerca de 28 metros de profundidade, que as autoridades indonésias acreditam pertencer à cauda do avião, lugar onde se encontram as caixas negras.

A recuperação destes dispositivos é crucial para saber o que levou o Airbus A320-200 do voo QZ8501 a cair no mar.

As equipas de resgate continuam também a procurar vítimas, tendo apenas recuperado 39 dos 162 corpos, acreditando-se que muitos estarão presos dentro das partes da fuselagem.

ISG // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

“Esta gente perdeu a cabeça”. Imagens de bebé deitado no chão em concerto de Taylor Swift 'incendeia' redes sociais

Imagens de um bebé deitado no chão, nas filas da frente de um dos concertos de Taylor Swift, em Paris, está a provocar uma onda de revolta nas redes sociais.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.