Autarquias e universidades em parceria para projeto de Economia Cívica

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 nov (Lusa) - Quatro câmaras municipais e duas universidades associaram-se para captar fundos comunitários destinados a investimento social, num projeto designado Economia Cívica, hoje apresentado em Lisboa, com o apoio da Fundação Oriente.

O consórcio tem a participação das câmaras do Fundão, de Gondomar, Gouveia e de Vila Real, bem como da Universidade de Évora, no âmbito de uma candidatura à gestão do programa "Portugal Inovação Social", um instrumento financeiro criado na União Europeia que, através do Fundo Social Europeu, irá disponibilizar 150 milhões de euros para investimento social.

A Iniciativa contará ainda com o apoio institucional da Fundação Oriente e a assessoria técnica do Banco Português de Gestão, sendo a Universidade de Lisboa também parceira no projeto europeu para a criação do Centro para a Inovação Cívica e Social, segundo a informação hoje divulgada.

O próximo passo será a constituição da Associação para a Economia Cívica e a apresentação do projeto a nível nacional, em dezembro, a que se seguirá a apresentação pública do Programa para a Economia Cívica por todo o país.

De acordo com a informação hoje divulgada, o principal objetivo passa por criar as parcerias e as infraestruturas institucionais assim como as redes, os mecanismos e instrumentos financeiros que permitam desenvolver em Portugal uma economia orientada para a resolução de problemas, necessidades e desafios societais.

"Estamos a construir uma estrutura e um projeto disruptivo, profissional e integrado, que atuará ao nível micro mas massivamente, capacitando as comunidades locais na área financeira e de gestão de forma a assegurar a sustentabilidade dos projetos", explica, em comunicado, Maria do Carmo Marques Pinto, uma das promotoras do projecto, que é jurista especialista em questões europeias e até setembro de 2014 foi Diretora do Banco de Inovação Social.

Com base na experiência dos seus parceiros na gestão de projetos com impacto social, tanto em Portugal como noutros países europeus, a Iniciativa para a Economia Cívica vai preparar a sua candidatura à gestão de linhas de financiamento do fundo "Portugal Inovação Social", recentemente anunciado pelo Governo e que será posto a concurso até finais de novembro.

AH // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.