Ébola: DGS diz que medidas previstas são as adequadas e lamenta alarme público

| País
Porto Canal com Lusa

O diretor-geral da saúde esclareceu hoje que as medidas de combate ao Ébola em Portugal são as adequadas ao baixo nível de risco que o país corre e lamentou o alarme público suscitado por médicos e sindicatos.

"Neste momento as medidas são suficientes. Foi o risco de saúde pública existente que determinou a adoção das medidas", disse Francisco George, durante uma audição na Comissão Parlamentar de Saúde, na qual respondia aos deputados sobre quais os riscos de a epidemia do vírus Ébola entrar em Portugal e sobre qual a preparação para fazer face a essa eventualidade.

O responsável explicou que todos os intervenientes que possam vir a estar diretamente envolvidos com casos importados estão preparados, referindo as linhas telefónicas que fazem a triagem e encaminhamento, a equipa do Instituto Ricardo Jorge, os três hospitais de referência (Curry Cabral, Estefânia e São João), três bases de ambulância em Lisboa, Porto e Coimbra, com 12 tripulantes equipados e de prontidão, bem como a equipa de resgate nacional, pronta para ir buscar portugueses a qualquer parte do mundo.

Além disso, adiantou que vai ser expandida formação para todos os profissionais do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) e que foi desenhado um programa para voluntários portugueses, que estão a ter formação, ainda antes de se saber se virão a ser necessários ou não.

Para Francisco George é preocupante as tomadas públicas de posição de entidades como alguns sindicatos, que se queixam de falta de preparação para combater o Ébola, e do colégio da especialidade de saúde pública da Ordem dos Médicos, que emitiu um comunicado considerando que o risco teórico de haver casos de Ébola em Portugal é alto, devido ao posicionamento de Portugal como país integrante dos Países de Língua Oficial Portuguesa.

"A Ordem dos Médicos e os sindicatos deviam ter tido o esforço de ir ver a situação epidemiológica e evitar alarmar a população sem justificação", afirmou, numa referência à falta de informação sobre quais os reais riscos que Portugal corre.

Francisco George sublinhou que nenhum país africano de língua oficial portuguesa e com relações estreitas a Portugal tem atualmente casos de Ébola, especificando que "nenhum país lusófono tem cadeias abertas de transmissão".

"O risco aumenta com o descontrolo da epidemia naqueles países [Guiné Conacri, Serra Leoa e Libéria]. Cada vez que há mais casos naqueles três países maior é a probabilidade de importarmos. Neste momento admitimos a eventualidade de podermos ter um, dois ou três casos importados até final de outubro, mas que serão de tal forma tratados que casos secundários não deverão acontecer", sublinhou.

Sobre a contestação de alguns sindicatos, como o dos inspetores do SEF - que receberam formação, mas consideraram-na insuficiente, reclamando equipamento especializado para os funcionários nos aeroportos --, Francisco George disse que a máscara e as luvas apenas dão "falsa sensação de segurança".

"Algum país recebe visitantes com equipamento de escafandro? Em rigor, para proteger a população portuguesa nós precisávamos de 10,5 milhões a andar de escafandro", disse.

O responsável sublinhou que o país "está bem preparado" e citou um jornal diplomático que "diz que Portugal é o mais bem preparado".

"Se isto correr mal, a responsabilidade é nossa e nós responderemos por isso", frisou.

AL // SO

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.