Fitch defende que programa de compra de dívida do BCE não vai melhorar crédito

| Economia
Porto Canal / Agências

Madrid, 15 set (Lusa) - A agência de 'rating' Fitch considerou hoje que o programa de compra de dívida anunciado recentemente pelo BCE não vai melhorar a concessão de crédito porque os bancos vão utilizar aqueles fundos para amortizar empréstimos, nomeadamente em Portugal.

Num relatório publicado hoje, a Fitch refere-se concretamente aos bancos de Portugal, Espanha, Itália e Grécia, que considera muito "propensos" a financiarem-se com baixos custos no Banco Central Europeu (BCE), mas que seguramente destinarão esses fundos a refinanciar-se em vez de conceder crédito.

A vontade dos bancos de conceder empréstimos vai continuar a ser tão "moderada" como a procura de crédito devido ao fraco crescimento na zona euro, à ainda elevada desalavancagem - relação entre dívida e capitais próprios - das empresas e à relativamente baixa de competitividade do setor empresarial na maior parte da região.

A 04 de setembro, o Banco Central Europeu (BCE) reduziu a taxa de juro diretora para 0,05%, um novo mínimo histórico, e anunciou que vai lançar um programa de compra de dívida privada para apoiar o mercado de crédito e dinamizar a economia da zona euro.

O presidente do BCE, Mario Draghi, referiu na altura que o pacote de compra de ativos do BCE inclui também créditos hipotecários em euros emitidos por instituições financeiras da zona euro, mas não precisou o montante deste programa de compra de ativos, que deverá ser lançado a partir de outubro.

"Queremos garantir que estes títulos ABS [asset-backed securities] vão servir para que o crédito chegue à economia real", afirmou.

Draghi disse também que será difícil chegar a uma inflação próxima dos objetivos do BCE só com base na política monetária.

"É preciso crescimento", considerou, referindo que "são necessárias medidas orçamentais e sobretudo reformas estruturais".

MC // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.