Rede europeia que gere redes elétricas cria comité para investigar incidente

Rede europeia que gere redes elétricas cria comité para investigar incidente
| Mundo
Porto Canal / Agências

A Rede Europeia de Gestores de Redes de Transporte de Eletricidade vai criar um comité para investigar as causas do 'apagão' "excecional e grave" que deixou Portugal e Espanha às escuras na segunda-feira.

A organização disse que vai "investigar as causas essenciais, elaborar uma análise exaustiva e avançar com recomendações num relatório final" sobre o incidente de segunda-feira que deixou Portugal continental, Espanha e Andorra praticamente sem eletricidade e também uma parte do território de França.

A Rede Europeia de Gestores de Redes de Transporte de Eletricidade acrescentou que também será feito um relatório que vai apresentar de maneira exaustiva todos os detalhes do incidente.

O comité vai incluir investigadores de vários países da União Europeia e os que estiveram envolvidos no incidente, assim como as entidades nacionais dos países afetados.

Nas redes sociais, o comissário europeu para a Energia, Dan Jørgensen, saudou "o anúncio da Rede Europeia de Gestores de Redes de Transporte de Eletricidade de criar um painel de especialistas para investigar o 'apagão' em Espanha e Portugal, que vai atualizar regularmente a Comissão Europeia".

O membro do executivo comunitário acrescentou que "é necessário apurar as causas do incidente", depois de estar reestabelecida a eletricidade nos dois países: "São necessárias medidas para melhorar, com base na informação que seja disponibilizada”.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.