Hospital São João mantém plano de contingência mas em escala menor

Hospital São João mantém plano de contingência mas em escala menor
Foto: Filipa Brito | Porto.
| Porto
Porto Canal / Agências

O Hospital de São João, no Porto, vai manter, esta terça-feira, o plano de contingência ativo “mas numa escala menor”, e está a reagendar o que foi cancelado na segunda-feira devido ao apagão geral.

Em resposta à agência Lusa, fonte do hospital acrescentou que a atividade programada já arrancou esta manhã.

“Continuamos com o plano de contingência ativo mas numa escala menor. A atividade programada desta terça-feira já arrancou e o que foi cancelado ontem [segunda-feira] já está a ser reagendado pelas nossas equipas”, referiu a fonte.

Na segunda-feira, o Hospital de São João ativou o plano de contingência e suspendeu a atividade programada e não prioritária.

Fonte do hospital explicou que a capacidade de resposta dos geradores estava dependente da gestão do combustível disponível.

Os geradores de emergência serviram para alimentar áreas prioritárias, como o bloco operatório para intervenções cirúrgicas urgentes e a Unidade de Cuidados Intensivos.

Também esta terça-feira, em resposta à Lusa, fonte da Unidade Local de Saúde Gaia/Espinho indicou que a situação está “totalmente regularizada”.

“Estamos a iniciar o processo de remarcação, em articulação com a área clínica, da atividade adiada ontem [segunda-feira]”, indicou a fonte.

Cenário idêntico no hospital de Santo António, também no Porto, onde fonte desta instituição indicou à Lusa que, esta terça-feira, “tudo está a funcionar normalmente”.

Em declarações, esta terça-feira, à agência Lusa, o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, assegurou que “os hospitais e centros de saúde estão com condições, em termos de fornecimento e abastecimento, para funcionarem normalmente”.

Um corte generalizado no abastecimento elétrico afetou na segunda-feira, desde as 11h30, Portugal e Espanha, situação que continua sem ter explicação por parte das autoridades.

Aeroportos fechados, congestionamento nos transportes e no trânsito nas grandes cidades foram algumas das consequências do “apagão”.

O restabelecimento de energia aconteceu de forma gradual ao longo do dia, começando pela zona Centro do país.

O operador de rede de distribuição de eletricidade E-Redes garantiu, esta terça-feira, que o serviço está totalmente reposto e normalizado.

+ notícias: Porto

Correios de Espanha lançam transporte de mochilas no Caminho de Santiago desde o Porto

O serviço de correios de Espanha lançou para este verão um serviço de transporte de mochilas para peregrinos que percorram o Caminho Português Interior desde o Porto, rumo a Santiago de Compostela, em Espanha.

Cultura em Expansão apresenta até julho 28 espetáculos em 11 locais do Porto

O programa Cultura em Expansão, no Porto, regressa, em 2025, com um novo modelo de programação, apresentando, até julho, 12 dos 20 projetos artísticos resultantes de uma ‘open call’, num total 28 apresentações em 11 locais da cidade.

PJ detém professor de artes marciais suspeito de abuso sexual de criança no Porto

Um homem, de 55 anos, professor de artes marciais, foi detido pela Polícia Judiciária por suspeita de crimes de abuso sexual de uma menina de 11 anos, ocorridos no início deste ano, no Porto.