Rede da NOS totalmente operacional, MEO com serviços repostos quase na totalidade

Porto Canal / Agências
A operadora NOS informou que a sua rede está “totalmente operacional e a situação encontra-se estabilizada”, após o apagão de segunda-feira. Já a MEO anunciou que os seus serviços, afetados pelo apagão, estavam repostos “quase na totalidade, existindo apenas algumas situações pontuais que estão em fase de resolução durante o dia”.
Rede da NOS totalmente operacional
“As equipas da NOS trabalharam durante a noite para garantir as reconfigurações de rede necessárias ao funcionamento pleno dos serviços”, refere a operadora, acrescentando que “continuará a monitorizar atentamente a estabilidade da rede e eventuais impactos residuais da falha de energia registada”.
A NOS acrescenta que o apagão verificado na segunda-feira, que deixou o país várias horas sem eletricidade, “foi um verdadeiro teste à resiliência das infraestruturas, dos sistemas” e das suas equipas, demonstrando a capacidade de resposta da operadora “em cenários extremos”.
Serviços da MEO repostos quase na totalidade pelas 09h30
“Devido à rápida resposta com a ativação do Plano de Contingência e empenho de todas as equipas MEO, foi possível continuar a garantir os serviços críticos e normalizar as telecomunicações em todo o país, minimizando o impacto da crise energética nos nossos clientes”, acrescenta a operadora.
Os constrangimentos
Um corte generalizado no abastecimento elétrico afetou na segunda-feira, desde as 11h30, Portugal e Espanha, situação que continua sem ter explicação por parte das autoridades.
Aeroportos fechados, congestionamento nos transportes e no trânsito nas grandes cidades foram algumas das consequências do “apagão”.
O restabelecimento de energia aconteceu de forma gradual ao longo do dia, começando pela zona centro do país.
O operador de rede de distribuição de eletricidade E-Redes garantiu hoje que o serviço está totalmente reposto e normalizado.