Há nova previsão para o início das obras na Ponte Móvel de Leixões

Catarina Cunha
A obra de modernização da Ponte Móvel de Leixões, que liga Matosinhos e Leça da Palmeira, pode arrancar ainda este verão, com a consignação apontada até ao início da estação. Quem o diz é a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) ao Porto Canal que informa que a empreitada vai durar aproximadamente 14 meses e terá um preço-base de 4.5 milhões de euros.
Ver esta publicação no Instagram
O procedimento do segundo concurso público encontra-se “em fase final de avaliação de propostas”, prevendo-se que fique concluído até ao final deste mês. Recorde-se que, o primeiro concurso público foi lançado em maio, tendo ficado deserto, por conta de ter recebido apenas uma proposta acima do preço-base.
Tal como anunciado pela empresa portuária, a intervenção na infraestrutura inclui a renovação do sistema de proteção anticorrosiva e pintura de toda a estrutura, mas também a substituição das coberturas pedonais, guarda-corpos e pavimento, juntamente com a pavimentação da faixa de rodagem. Está ainda prevista a substituição das rótulas deste equipamento, levando à sua imobilização por um período de tempo.
No âmbito dos trabalhos, a entidade pública refere que o tráfego automóvel será desviado para a autoestrada A28 durante “90 dias, no máximo”, enquanto que “a circulação pedonal será substituída por uma ligação permanente em autocarros urbanos, entre as margens Sul e Norte do Porto de Leixões”. As interrupções à circulação rodoviária irão decorrer em período diurno e noturno.
Em outubro, a Agência Lusa avançava que o Porto de Leixões recebeu 38 milhões de euros provenientes do programa de fundos europeus Portugal 2030 para modernizar o seu terminal ferroviário e a ponte móvel, entre outros investimentos.