Há nova previsão para o início das obras na Ponte Móvel de Leixões

Há nova previsão para o início das obras na Ponte Móvel de Leixões
Lusa
| Porto
Catarina Cunha

A obra de modernização da Ponte Móvel de Leixões, que liga Matosinhos e Leça da Palmeira, pode arrancar ainda este verão, com a consignação apontada até ao início da estação. Quem o diz é a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) ao Porto Canal que informa que a empreitada vai durar aproximadamente 14 meses e terá um preço-base de 4.5 milhões de euros.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

O procedimento do segundo concurso público encontra-se “em fase final de avaliação de propostas”, prevendo-se que fique concluído até ao final deste mês. Recorde-se que, o primeiro concurso público foi lançado em maio, tendo ficado deserto, por conta de ter recebido apenas uma proposta acima do preço-base.

Tal como anunciado pela empresa portuária, a intervenção na infraestrutura inclui a renovação do sistema de proteção anticorrosiva e pintura de toda a estrutura, mas também a substituição das coberturas pedonais, guarda-corpos e pavimento, juntamente com a pavimentação da faixa de rodagem. Está ainda prevista a substituição das rótulas deste equipamento, levando à sua imobilização por um período de tempo.

No âmbito dos trabalhos, a entidade pública refere que o tráfego automóvel será desviado para a autoestrada A28 durante “90 dias, no máximo”, enquanto que “a circulação pedonal será substituída por uma ligação permanente em autocarros urbanos, entre as margens Sul e Norte do Porto de Leixões”. As interrupções à circulação rodoviária irão decorrer em período diurno e noturno.

Em outubro, a Agência Lusa avançava que o Porto de Leixões recebeu 38 milhões de euros provenientes do programa de fundos europeus Portugal 2030 para modernizar o seu terminal ferroviário e a ponte móvel, entre outros investimentos.

+ notícias: Porto

Câmara do Porto vota redução de 0,5% no IRS e manutenção do IMI para 2026

O executivo da Câmara do Porto vai votar, na quarta-feira, a redução do IRS arrecadado pelo município, passando da taxa de 3% para 2,5% em 2026, e manter em 0,324% do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

Pedro Duarte entrega Chaves da Cidade do Porto a Presidente de Moçambique

O presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte, entregou, esta terça-feira, as Chaves da Cidade ao Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, salientando que a atual estabilidade política portuguesa é propícia ao fortalecimento da cooperação entre os dois países.

Avião declara emergência após tentar aterrar no Porto

Um avião da Easyjet com destino ao Porto declarou emergência depois de duas tentativas de aterrar no Aeroporto Francisco Sá Carneiro.