Terminal Ferroviário de Leixões quer duplicar capacidade com investimento de 5 milhões

Terminal Ferroviário de Leixões quer duplicar capacidade com investimento de 5 milhões
Porto Canal
| Norte
Porto Canal

O Terminal Ferroviário de Mercadorias de Leixões (TFML) está a ser alvo de uma intervenção de modernização para “aumentar a capacidade de movimentação de contentores e promover a sustentabilidade ambiental”, anuncia a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S. A. (APDL), em comunicado enviado às redações.

A ADPL refere que a primeira fase tem um investimento “superior a 400 mil euros”, numa intervenção que “abrange uma área de cerca de 2.000 m²”, numa segunda fase o objetivo passa por duplicar a capacidade num investimento que irá ascender aos cinco milhões de euros.

Nesta primeira fase as obras passam pela “pavimentação de novas áreas para parqueamento”, com o objetivo de aumentar a “capacidade de movimentação de contentores em cerca de 15 mil TEUs [contentor], atingindo aproximadamente 95 mil TEUs/ano”.

Além disso, a APDL pretende melhorar a “rede de drenagem de águas pluviais e a implementação de nova infraestrutura de telecomunicações e iluminação”, para garantir “maior segurança e eficiência operacional”.

Numa segunda fase o investimento será “superior a 5 milhões de euros”, para “duplicar a capacidade atual do terminal para cerca de 156 mil TEUs, reordenar o espaço do terminal, melhorar o pavimento e corrigir o traçado das vias-férreas para permitir a receção de comboios de até 750 metros de comprimento”.

Além disso será criada “uma rotunda junto ao TFML permitirá segregar o acesso rodoviário dos cerca de 400 camiões diários do tráfego urbano, melhorando a fluidez e segurança do trânsito”, pode ler-se no comunicado.

+ notícias: Norte

"A cidade agora ficou mais perto". Elevadores urbanos 'aproximam' moradores do centro de Vila Real 

Moradores do bairro dos Ferreiros disseram esta sexta-feira que se sentem mais perto do centro de Vila Real depois da entrada em funcionamento de um elevador que sobe à ponte metálica e que tornou a cidade mais acessível.

Restabelecida circulação na Linha do Minho em Valença após atropelamento mortal

A circulação ferroviária na Linha do Minho foi restabelecida às 17h55 em Valença, depois de ter sido cortada esta tarde devido a um atropelamento mortal em São Pedro da Torre, revelou fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Cineteatro da Feira encerra para obras

O Cineteatro António Lamoso está encerrado para obras até final do ano, para a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira melhorar a segurança e qualidade das condições de som, luz e cenografia da caixa de palco.