Ponte móvel de Leixões, a quarta maior do mundo, vai encerrar para obras

Ponte móvel de Leixões, a quarta maior do mundo, vai encerrar para obras
Porto Canal
| Norte
Porto Canal

A APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo publicou em Diário da República, esta quinta-feira, um concurso público para a modernização da Ponte móvel de Leixões. O prazo de execução é de 425 dias, o correspondente a 14 meses.

O valor base do concurso é de 4,5 milhões de euros.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

Em comunicado enviado ao Porto Canal, a administração dos portos informa que, para minimizar os impactos da empreitada, "haverá períodos em que o tráfego automóvel será desviado para a A28, enquanto o acesso pedestre será assegurado, em contínuo, por autocarros disponibilizados pela APDL" e ainda que, "sempre que possível" as interrupções de tráfego automóvel serão restringidas ao período noturno.

Esta obra vai abranger "a renovação do sistema de proteção anticorrosiva e pintura de toda a estrutura, bem como a substituição das coberturas pedonais, guarda-corpos e pavimento, juntamente com a repavimentação da faixa de rodagem".

O Porto de Leixões recebeu 38 milhões de euros provenientes do programa de fundos europeus Portugal 2030 para modernizar o seu terminal ferroviário e a ponte móvel, entre outros investimentos, avançava a Lusa em Outubro de 2023.

À data, a APDL declarava que a modernização da também conhecida por Ponte de Leça melhoraria as “condições de acessibilidade marítima às docas interiores do porto de Leixões, bem como a melhor integração porto-cidade”.

+ notícias: Norte

Norte foi o mais afetado devido ao mau tempo. Foram registadas mais de 130 ocorrências

Portugal continental registou 198 ocorrências entre as 00h00 e as 08h00 deste sábado, devido ao mau tempo, sobretudo na área metropolitana do Porto, com o número de incidentes a diminuir devido à gradual melhoria do tempo.

Inspeção-Geral da Educação averigua amputação de dedos de aluno em Cinfães

A Inspeção-Geral da Educação abriu um processo para averiguar as circunstâncias em que um aluno da escola de Fonte Coberta, em Cinfães, Viseu, perdeu as pontas de dois dedos, revelou este sábado à Lusa fonte do Ministério da Educação.

Chuvas intensas deixam zonas de Vila do Conde alagadas

As fortes chuvas que se fizeram sentir na madrugada deste sábado deixaram zonas de Modivas, em Vila do Conde, alagadas.