Câmara do Porto quer prolongar Plano de Urbanização de Campanhã por mais nove meses

Câmara do Porto quer prolongar Plano de Urbanização de Campanhã por mais nove meses
| Porto
Porto Canal / Agências

A Câmara do Porto discute na segunda-feira prolongar por mais nove meses a execução do Plano de Urbanização de Campanhã (PUC), por o tempo anteriormente previsto, de 24 meses, se ter revelado "insuficiente para concluir o procedimento".

"Apesar de todos os esforços para acompanhar a dinâmica do procedimento, é possível constatar que o tempo disponível se revela insuficiente para concluir o procedimento de elaboração do PUC em 24 meses, conforme inicialmente previsto", pode ler-se na proposta a que a Lusa teve acesso.

A proposta, assinada pelo vereador do Urbanismo, Espaço Público e Habitação, Pedro Baganha, vai a votação na segunda-feira, na reunião pública do executivo.

"Não obstante as diligências levadas a cabo pelos serviços técnicos municipais, a elaboração dos estudos para o Plano de Urbanização está dependente da interação e cooperação com a Infraestruturas de Portugal, S.A. e suas entidades parceiras", pode ler-se no texto.

Segundo a proposta, a interação com as referidas entidades originou "alguns impasses e atrasos nas entregas por parte das empresas de prestação de serviços envolvidas".

"Neste momento, os trabalhos de elaboração do plano estão em fase adiantada de conclusão, prevê-se que a versão final do PUC seja submetida a discussão pública no próximo mês de março", refere a proposta.

O prazo total inclui assim a fase da discussão pública, confirmou à Lusa fonte da Câmara do Porto.

A autarquia tinha aprovado um prazo de 24 meses em fevereiro de 2023 - ou seja, terminaria este mês - e, como o seu não cumprimento obrigaria à caducidade do procedimento, o vereador solicitou a prorrogação do prazo.

Se aprovada, a proposta levará a que a execução do PUC possa vir a ser aprovada pelo o próximo executivo municipal, uma vez que haverá eleições autárquicas em setembro ou outubro, mas o plano pode também ser aprovado antes das eleições pelo atual executivo liderado por Rui Moreira (independente).

O plano está a ser desenhado pelo arquiteto e urbanista catalão Joan Busquets, no âmbito da introdução da linha ferroviária de Alta Velocidade na estação de Campanhã, que será renovada para receber o novo serviço.

As maiores transformações previstas são a criação de um anel rodoviário em redor da estação de Campanhã, incluindo um novo túnel entre a Avenida 25 de Abril e a atual rotunda que dá acesso ao Terminal Intermodal de Campanhã (TIC), um novo arruamento exterior à Rua de Justino Teixeira com ligação à Rua Padre António Vieira e, na parte oriental, uma nova 'via Corniche' entre a zona do TIC e a Rua do Freixo, com acesso à nova praça nascente da estação, destinada à alta velocidade.

Para tal, terão de ser relocalizadas as indústrias presentes no local, como a Moagem Ceres e gráficas, e o troço da Rua Pinheiro de Campanhã junto à linha férrea será absorvido pela ampliação da estação.

Também a Quinta do Mitra, situada em Campanhã e reabilitada há mais de um ano fruto de um investimento de 1,2 milhões de euros, vai ter de ser demolida devido à alta velocidade, disse fonte da Câmara do Porto à Lusa em dezembro.

+ notícias: Porto

Câmara do Porto vota redução de 0,5% no IRS e manutenção do IMI para 2026

O executivo da Câmara do Porto vai votar, na quarta-feira, a redução do IRS arrecadado pelo município, passando da taxa de 3% para 2,5% em 2026, e manter em 0,324% do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

Pedro Duarte entrega Chaves da Cidade do Porto a Presidente de Moçambique

O presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte, entregou, esta terça-feira, as Chaves da Cidade ao Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, salientando que a atual estabilidade política portuguesa é propícia ao fortalecimento da cooperação entre os dois países.

Avião declara emergência após tentar aterrar no Porto

Um avião da Easyjet com destino ao Porto declarou emergência depois de duas tentativas de aterrar no Aeroporto Francisco Sá Carneiro.