Incêndios do Norte pintam céus do Porto de laranja

Incêndios do Norte pintam céus do Porto de laranja
Ana Francisca Gomes | Porto Canal
| Norte
Porto Canal

O risco era elevado e a tragédia confirmou-se, o Norte do país está a ser assolado por fortes incêndios que lavram há várias horas. Pelas 14h30 desta segunda-feira, mais de dois mil operacionais estavam na linha da frente do combate às chamas, apoiados por mais de 700 meios terrestres e 15 aéreos.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Pelas 14h30 estavam abertas 14 ocorrências significativas em cinco distritos do Norte do país, de acordo com o ‘site’ da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Aveiro é o distrito mais afetado pelas chamas, tendo já sido ativado o Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil, na sequência da “grave situação” desencadeada pelos incêndios florestais em curso. O fogo em Oliveira de Azeméis continua a mobilizar o maior número de operacionais (588) e meios (195 terrestres e quatro aéreos). Por sua vez, o incêndio em Sever do Vouga, que deflagrou na tarde deste domingo, permanece com duas frentes ativas, mobilizando 323 operacionais, 101 meios terrestres e quatro meios aéreos. Ainda no distrito de Aveiro, a situação em Albergaria-a-Velha tende a agravar-se, tendo obrigado à mobilização de 194 operacionais e 59 viaturas.

Já em Santa Maria da Feira deflagra um incêndio desde as 15h02 de domingo, que esta tarde ainda exige a mobilização de 84 operacionais e 27 meios. A situação agrava-se em Gondomar, com quatro incêndios ativos, que estão a mobilizar 128 operacionais, 34 meios terrestres e um aéreo.

O corte de circulação na A1 devido aos incêndios em Aveiro é total entre Coimbra Norte e Grijó (Gaia), no nó da A41, e na A17, entre o nó de Mira Norte e Aveiro. Na mesma autoestrada há corte no sentido Sul-Norte entre o nó da Tocha e Mamodeiro, segundo a GNR. Também a A32 está com corte total dos acessos à A41 em direção a Sul.

Também a circulação da A43 e na Estrada D. Miguel, ambas em Gondomar, está cortada ao trânsito devido a um incêndio em Jovim, naquele concelho, revelou à Lusa fonte da Proteção Civil.
No distrito do Porto, deflagram três incêndios significativos. O alerta soou em Baião pelas 9h53, para um incêndio florestal, que estava pelas 14h30 a ser combatido por 89 operacionais apoiados por 29 meios. 

Em Viseu, há quatro incêndios ativos: um que deflagrou este domingo à noite em Valamoso, com 64 operacionais e 16 veículos; outro que teve início em Penalva do Castelo esta madrugada, com 135 operacionais, 44 veículos e três meios aéreos; um terceiro que deflagrou na freguesia de Senhorim com 69 operacionais, 18 veículos e um meio aéreo; e um fogo que deflagrou pelas 11h53 em Nelas, com 118 operacionais e 34 meios terrestres.

No distrito de Braga, lavra um incêndio desde as 07h00, em Cabeceiras de Basto, com 164 operacionais, 50 meios terrestres e dois aéreos.

Por sua vez, em Vila Real, há um fogo ativo desde as 07h36, que está a mobilizar 126 operacionais e 36 viaturas.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), mais de uma centena de concelhos nas regiões Norte e Centro estão esta segunda-feira em perigo máximo de incêndio devido ao tempo quente. Vários municípios de todos os distritos de Portugal continental apresentam um perigo muito elevado e elevado de incêndio.

Devido à previsão de risco elevado de incêndio na generalidade do território, a ANEPC aumentou o estado de alerta e prontidão dos meios de socorro para o nível mais elevado, para esta segunda-feira e terça-feira. Após o alerta das entidades de proteção civil, também o Governo declarou situação de alerta para todo o território do continente até às 23h59 de terça-feira, com medidas excecionais devido ao agravamento do perigo de incêndios rurais.

+ notícias: Norte

Candidato à Casa do Douro Sérgio Soares abdica e é substituído por Manuela Alves

O candidato à direção da Casa do Douro Sérgio Soares abdicou da sua candidatura, sendo substituído pela segunda na lista A, Manuela Alves, confirmou o próprio à agência Lusa.

Bombeiros de Paredes vão construir creche para 46 crianças

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paredes abriu o concurso para a criação de uma creche com capacidade para 46 crianças, que foi publicado em Diário da República.

Motociclista em estado grave após acidente na A3 na Trofa

Um acidente entre um automóvel e uma moto na autoestrada 3 (A3), na Trofa, deixou o motociclista em estado grave, confirmou fonte da GNR ao Porto Canal.