GNR detém quatro suspeitos de mais de 100 furtos no Norte e Centro do país

GNR detém quatro suspeitos de mais de 100 furtos no Norte e Centro do país
Foto: Porto Canal
| Norte
Porto Canal/Agências

A GNR deteve esta quarta-feira quatro homens suspeitos de mais de 100 furtos no Norte e Centro do país, numa operação que envolveu 24 buscas após uma investigação de mais de sete meses, disse o tenente-coronel Martins.

"Durante sete meses de investigação que teve este inquérito-crime nas nossas mãos, registámos mais de 100 furtos qualificados, perpetrados por um grupo de pessoas organizado", disse à Lusa o responsável, detalhando que na operação foram realizadas "24 buscas, 13 domiciliárias e 11 não domiciliárias".

Da operação resultou a "detenção de quatro homens entre os 25 e os 44 anos de idade e a constituição de arguidos de mais cinco homens, entre os 22 e os 56 anos de idade".

"Foram apreendidos diversos equipamentos e materiais que tinham sido alvo dos furtos qualificados que referi, bem como outros materiais que tinham sido usados na prática desses mesmos furtos", detalhou o tenente-coronel Martins.

De acordo com o responsável da GNR, em causa estão grandes e pequenos eletrodomésticos, bens perecíveis e não perecíveis e ainda outros objetos.

"Os furtos que registámos durante o inquérito ocorreram na zona Norte e Centro do país e as operações de busca hoje tiveram lugar nas localidades de Ermesinde [concelho de Valongo], Gondomar, Rio Tinto [Gondomar], São Pedro da Cova [Gondomar] e Custóias [Matosinhos]", no distrito do Porto, referiu.

Questionado sobre quais as zonas do Norte e Centro onde ocorreram os furtos, o responsável salientou que foram "mais de 100 furtos qualificados", pelo que "foi mesmo em todo o lado".

Em causa esteve "uma operação policial de investigação criminal levada a efeito pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Gaia", que contou também "com a colaboração da PSP" na zona da sua respetiva área de competência.

+ notícias: Norte

Metro do Porto vai realojar moradores do bairro de Massarelos a partir do dia 25

Os 13 agregados familiares que terão de sair por quatro meses do bairro de Massarelos, no Porto, devido à construção da ponte da Ferreirinha, serão realojados a partir do dia 25, disse hoje fonte da Metro do Porto.

Cerca de 50ME de prejuízos reportados por 2.661 agricultores no Norte

O mau tempo afetou 2.661 agricultores, no Norte, que reportaram prejuízos na ordem dos 50,3 milhões de euros, dos quais 62% estão relacionados com a queda de muros, segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional.

CCDR-N disse que projeto para aterro de Boticas ainda se encontra em análise

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) disse esta terça-feira que o pedido de licenciamento do projeto de otimização da capacidade do Aterro Sanitário de Boticas ainda se encontra em análise, garantindo cumprir integralmente a legislação.