IP contrata obras em Contumil e São Gemil para abrir Linha de Leixões a passageiros

IP contrata obras em Contumil e São Gemil para abrir Linha de Leixões a passageiros
| Norte
Porto Canal / Agências

A Infraestruras de Portugal (IP) contratou o alteamento de plataformas nas estações de Contumil e São Gemil no âmbito da reabertura da Linha de Leixões ao tráfego de passageiros, previsto para o final do ano, consultou esta quarta-feira a Lusa.

Em causa está um contrato de 345 mil euros com o empreiteiro José Pereira Remelhe & Filhos, Lda. para o alteamento de plataformas de passageiros em duas linhas em Contumil, bem como o alteamento de uma plataforma e a construção de uma nova em São Gemil.

Em São Gemil, segundo os documentos do projeto, consultados pela Lusa, está prevista a construção de um abrigo-tipo da IP em cada plataforma, com possibilidade de instalação de máquinas de venda automática.

O início das obras foi previsto pela IP para o final de agosto. A Lusa questionou a IP sobre se já começaram ou quando estão previstas começar, e aguarda resposta.

No âmbito de um protocolo celebrado entre a IP, a CP - Comboios de Portugal e a Câmara de Matosinhos, as obras de adaptação da Linha de Leixões a passageiros têm de estar terminadas "em meados de dezembro".

O apeadeiro do Hospital São João, a construir no âmbito da reabertura a passageiros da linha circular ferroviária do Porto, ficará a 350 metros do hospital e terá dois abrigos, consultou a Lusa.

O apeadeiro ficará na Rua Bouça da Cavadinha, no lado norte da Circunvalação, já em São Mamede de Infesta (Matosinhos), mas a 350 metros e cinco minutos a pé da entrada do Hospital São João, no Porto, segundo o Google Maps.

O apeadeiro contará com dois abrigos-tipo de betão da IP, e o desenho do projeto inclui ainda uma paragem de autocarro junto ao futuro apeadeiro.

Já o apeadeiro de Arroteia, nas imediações da Efacec, em Leça do Balio (Matosinhos), ficará situado precisamente na Rua da Arroteia, junto ao Parque C da Efacec e à zona industrial adjacente à Rua D. Frei Gonçalo Pais, mas contará com apenas um abrigo.

Os acessos aos apeadeiros serão construídos pela Câmara de Matosinhos, no âmbito do protocolo com a CP e a IP, homologado pelo anterior secretário de Estado Adjunto e das Infraestruturas, Frederico Francisco.

"Para cumprir com o estipulado no protocolo celebrado entre a IP, Câmara Municipal de Matosinhos e CP, estas duas novas localizações terão de estar dotadas de plataforma de passageiros até meados de dezembro de 2024", pode ler-se nos documentos a que a Lusa teve acesso.

As paragens previstas para a linha ferroviária circular do Porto, usada atualmente só para mercadorias, são Campanhã, Contumil, São Gemil, Hospital São João, São Mamede de Infesta, Arroteia e Leça do Balio.

A linha servirá o polo universitário da Asprela no apeadeiro do Hospital São João, ou polos industriais como a Arroteia (próximo à Efacec) ou Leça do Balio (próximo à Lionesa e Unicer).

"O serviço de passageiros caracteriza-se pela implementação de dois comboios por hora e sentido", sendo que "atualmente a IP garante que um dos comboios seja o prolongamento de Ovar e o outro tenha origem/términus no Terminal Minho e Douro da estação de Porto-Campanhã", segundo o protocolo, podendo ambos ser oriundos da Linha do Norte no futuro.

Para já, a reabertura da Linha de Leixões far-se-á apenas até Leça do Balio, ficando a faltar o percurso na sua totalidade até Leixões (Senhor de Matosinhos), ligando ao Metro do Porto, STCP, Unir e futuro 'metrobus', algo a ser estudado "numa segunda fase".

Por estação, a procura anual estimada é de 502 mil passageiros por ano para Campanhã, 24,5 mil para Contumil, 123 mil para São Gemil, 444 mil para o Hospital São João, 132 mil para São Mamede de Infesta, 115 mil para a Arroteia e 49 mil em Leça do Balio.

O serviço de passageiros na Linha de Leixões foi interrompido em 2011, após reabertura em 2009 a partir de Ermesinde e sem bilhética Andante. A linha está inserida numa malha urbana de forte crescimento populacional da Área Metropolitana do Porto, abrangendo parte dos concelhos do Porto, Valongo, Maia e Matosinhos.

+ notícias: Norte

Greve da rede Unir em Gaia e Espinho com adesão próxima dos 100%, diz sindicato

A greve dos trabalhadores da Auto Viação Feirense, que opera o lote 4 da rede Unir (Gaia e Espinho), está esta segunda-feira a registar uma adesão “próxima dos 100%, apenas circula uma das cerca de 100 viaturas”, disse fonte sindical.

Porto sob aviso amarelo devido à previsão de chuva forte

A Proteção Civil emitiu esta segunda-feira um aviso à população devido às previsões de chuva forte na generalidade do território, alertando para medidas preventivas e risco de contaminação de fontes de água potável por inertes resultantes de incêndios rurais.

Metro do Porto bate novo recorde com quase nove milhões de validações em outubro

Tal como vem a acontecer nos anos anteriores, a Metro do Porto mantém a tendência crescente quanto às validações. Só no mês passado a empresa bateu um recorde de validações mensais, com quase nove milhões.