Eis o novo “arranha-céus” do Porto. No terreno onde mataram Gisberta vão nascer 334 apartamentos

Eis o novo “arranha-céus” do Porto. No terreno onde mataram Gisberta vão nascer 334 apartamentos
| Porto
Pedro Benjamim

Está desenhado o futuro do edifício na Avenida Fernão Magalhães, que está gravado na memória dos portuenses desde 2006, quando Gisberta Salce Júnior lá perdeu a vida. O Porto Canal teve acesso às imagens daquele que será o edifício mais alto do Porto, com 80 metros de altura, e que vai nascer ao lado do atual detentor do título, o Hotel Vila Galé, construído em 1999, que conta com 76 metros.

Porto Canal

Parado no tempo durante quase 20 anos, o novo empreendimento - batizado Fernão Magalhães 127 e desenhado pelo atelier de arquitectura ODA - vai ter 334 novos apartamentos e representa um investimento de 150 milhões de euros, avança a promotora imobiliária Avenue em exclusivo ao Porto Canal.

Em comunicado, a empresa promete “contribuir para a revitalização de uma zona nobre da Invicta”. O empreendimento terá área residencial, comercial e de escritórios, nos cerca de 49.000m2 de construção, mas o principal foco incide na habitação.

“É um projeto ‘mixed use’, com principal foco na habitação, que vai não apenas requalificar uma importante área urbana, mas também reforçar o investimento da Avenue no Porto”, afirma o CEO da empresa, citado no comunicado.

Porto Canal

Já em fevereiro, Aniceto Viegas detalhava ao Porto Canal que o projeto contempla “cerca de 30 mil m2 de habitação e quase 18 mil m2 de escritório”. Sendo que haverá também “uma pequena componente de retalho, virada para a Avenida Fernão Magalhães”, frisava.

O edifício Fernão Magalhães 127 vai ter mais de 300 apartamentos “com tipologias T0 a T3+1, distribuídos por quatro edifícios autónomos entre si e com entradas independentes”, pode ler-se na informação enviada ao Porto Canal. As frações vão ter “áreas entre os 35m2 e os 144m2”.

O empreendimento terá também “zonas de coworking; espaços verdes com jardins e hortas urbanas; ginásio; pista de corrida; campo de Padel; sala de jogos e uma sala de condomínio e eventos”.

Apesar de inicialmente estar pensado um hotel para o empreendimento que iria nascer naquele terreno de 11.800 m2, em fevereiro deste ano, Aniceto Viegas avançava ao Porto Canal que o edifício já não iria ter esse tipo de serviço.

O Fernão Magalhães 127 tem previstos 23 pisos acima do solo e dois subterrâneos. “No total são cerca de 25 pisos. Teremos essencialmente nos pisos superiores habitação e na cota mais baixa serão escritórios”, apontava Aniceto Viegas.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

Memória de Gisberta Salce Júnior

O terreno, a poucos metros de distância do Campo 24 de Agosto, vive na memória dos portuenses, depois do trágico acontecimento de 2006, quando já estava erguida a estrutura de betão. A 22 de fevereiro um grupo de jovens matou Gisberta Salce Júnior, que era vítima de repetida violência. Aos 45 anos fora encontrada num poço sem vida.

No final de janeiro deste ano a Câmara do Porto aprovou por unanimidade a atribuição de uma rua a Gisberta Salce Júnior, na freguesia do Bonfim.

+ notícias: Porto

Incêndio na casa de Sá Carneiro no Porto obriga a retirar seis pessoas

Dois idosos foram transportados ao hospital depois de, juntamente com mais quatro pessoas, terem sido retiradas de um prédio, na rua da Picaria, no Porto, onde deflagrou um incêndio disse à Lusa fonte municipal.

Multa de 6.000 euros para médicos condenados por morte de recém-nascido no Porto

Dois médicos foram condenados a pagar uma multa de seis mil euros, cada um, pela morte de um recém-nascido cerca de cinco horas após o parto no Centro Materno Infantil do Norte, segundo uma sentença consultada esta segunda-feir pela Lusa.

Nuno Sousa substitui Marco Martins na Transportes Metropolitanos do Porto

O Conselho Metropolitano do Porto aprovou esta sexta-feira, por maioria, a nomeação de Nuno Sousa para presidente do conselho de administração da Transportes Metropolitanos do Porto (TMP), substituindo Marco Martins, que foi destituído.