Turismo do Porto aposta em 2024 nos mercados Asiático, América Latina e África

Turismo do Porto aposta em 2024 nos mercados Asiático, América Latina e África
| Porto
Porto Canal / Agências

Em 2024, a região do Porto e Norte de Portugal vai voltar a apostar no mercado asiático-pacífico, retraído desde a pandemia da covid-19, mas também no México, Argentina e Angola, avançou hoje fonte da Turismo do Porto.

Em entrevista à Lusa, a propósito das perspetivas turísticas para a região do Porto e Norte para a estação do verão, que arranca quarta-feira, dia 20 de junho, o presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Luís Pedro Martins, disse que para 2024 há uma “nova perspetiva” de um mercado que era muito importante na região até 2019 e que com a pandemia tinha desaparecido.

“Este ano, para 2024, temos aqui uma nova perspetiva de um mercado que era muito importante até 2019, que depois da pandemia desapareceu e que está agora de regresso, que é o mercado da Ásia-Pacífico”, designadamente os mercados da China, Japão, Coreia do Sul e Singapura.

“Estivemos num grande ‘road-show’ há um mês na China. Estivemos em Pequim, em Xangai, em Macau, em Hong Kong, e o resultado desse ‘road-show’ com o Turismo de Portugal e com colegas de outras agências de promoção externa foi de facto excelente”

Queremos acreditar que qualquer redução que possa existir de outros mercados, nomeadamente de mercados europeus e até, eventualmente, do mercado nacional, poderá ser superada por este crescimento que agora queremos ter nos mercados da Ásia-Pacífico, mercados que eram importantes até 2019 e que agora estão de regresso”.

Nos mercados asiáticos, Luís Pedro Martins destacou que a região do Porto e Norte está a fazer “um esforço muito grande de promoção externa na China, mas também no Japão, na Coreia do Sul e em Singapura”.

Os mercados da América Latina e de África também não estão esquecidos.

Questionado pela Lusa sobre quais os países em que a TPNP está a alinhar mais esforços de promoção externa, o presidente da TPNP destacou o mercado Angolano, no Continente africano, mas também no México e a Argentina.

Consciente de que a região não dava muita importância aos destinos da América do Sul, Luís Pedro Martins avança que pela primeira vez em 2024 avança no México e à Argentina.

“O México tem tido um desempenho muito grande nos vizinhos espanhóis e nós agora queremos também atrair para Portugal, até porque sabemos que quem faz viagens de longa distância não procura apenas um país e aqui a ideia é dar mais opções e incluir a visita ao nosso país”, disse

Sobre o mercado africano, Luís Pedro Martins explicou que se tem estado a desenvolver um conjunto de reuniões não só com vista à promoção externa, mas também alguma cooperação bilateral, nomeadamente com Angola, estando agendada para a próxima semana, no consulado de Angola do Porto, uma reunião nesse sentido.

“Gostaríamos de para o ano e pela primeira vez poder participar também na Feira de Turismo de Angola. O Turismo de Portugal esteve já presente lá este ano e nós queremos ponderar a possibilidade de poder estar enquanto região”, declarou, observando que é um nicho de mercado com alto poder de compra, importante para o turismo de compras.

+ notícias: Porto

Burger King abre segunda-feira no lugar do emblemático Café do Embaixador 

O novo restaurante da cadeia Burger King, previsto para o lugar do Café Embaixador, na baixa do Porto, vai abrir portas às 11h30 da próxima segunda-feira, informou a empresa ao Porto Canal.

Operação Natal da Metro do Porto começa a 30 de novembro

A operação no metro do Porto será reforçada a partir de 30 de novembro, dia em que na avenida dos Aliados ocorrerá a cerimónia de inauguração das luzes e da árvore de natal, seguida do concerto do cantor Fernando Daniel.

Encontrada terceira vítima mortal nos escombros de pensão que ardeu no Porto

Os restos mortais de uma terceira vítima do incêndio que destruiu uma pensão no Porto foram encontrados ao final da noite de sábado, confirmou à Lusa fonte dos Bombeiros Sapadores do Porto.