O que é a luz brilhante que iluminou o céu português na noite deste sábado?

O que é a luz brilhante que iluminou o céu português na noite deste sábado?
DR
| País
Porto Canal

Os meteoros são pequenos fragmentos rochosos que se deslocam no espaço a uma velocidade entre os 10 a 40 quilómetros por segundo. Entram na atmosfera durante curtos segundos na forma de uma estrela brilhante que ilumina o céu, um cenário semelhante aquele que foi visto, este sábado, um pouco por todo país.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

À passagem pela atmosfera, os meteoros aquecem por causa da fricção com o ar. Por isso, apenas os de grande dimensão é que conseguem sobreviver e atingir a superfície terrestre. Os seus fragmentos são chamados meteoritos que dependendo do seu tamanho podem deixar um buraco no solo, que é apelidado de cratera. Devido à sua composição, existem três tipos de meteoritos: rochosos, metálicos e mistos.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: País

Governo autoriza IP a relançar concurso da segunda fase da alta velocidade

O Governo autorizou a Infraestruturas de Portugal a relançar o concurso de concessão do troço Oiã-Soure da linha de alta velocidade Porto-Lisboa, assumindo encargos até 1,6 mil milhões de euros e mais 600 milhões para projetos, expropriações e fiscalização.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.