Novos veículos obrigam Metro a recuperar sinaleiros

Novos veículos obrigam Metro a recuperar sinaleiros
| Porto
João Nogueira

A chegada dos novos veículos CT à rede do Metro do Porto trouxe um desafio inesperado na estação de Carolina Michaelis, no Porto: com a curvatura do traçado, os maquinistas não dispõem de visibilidade para a última entrada da composição lema através dos espelhos retrovisores.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Enquanto o problema não estiver definitivamente resolvido, a Metro do Porto destacou um funcionário em permanência para a estação, que dá o sinal positivo aos maquinistas para que os veículos possam prosseguir após paragem.

Uma vez que o problema de visibilidade pode, no entender dos operadores, representar um risco de segurança, a empresa decidiu alocar provisoriamente um sinaleiro, até ser encontrada uma solução definitiva.

Ao Porto Canal, fonte da Metro do Porto sublinhou que se trata de uma resposta temporária para o problema, acrescentando que está já em processo de aquisição um sistema de videovigilância para instalar naquela estação. Assim que o sistema esteja assegurado, o piquete permanente no terreno poderá ser dispensado.

Ainda segundo fonte da Metro, o caso está limitado a Carolina Michaelis e não se manifesta noutros pontos da rede.

+ notícias: Porto

STCP deixa sistema com 20 anos para trás e controla operação em tempo real

É um painel com cerca de dois metros pelo qual as equipas podem ver o mapa da rede da STCP e acompanhar onde está cada autocarro. O sistema tem uma exatidão “ao pormenor”, com a informação atualizada a cada dez segundos. Deixando para trás equipamentos com mais de 20 anos, a empresa adquiriu um novo Sistema de Apoio à Exploração (SAEI) e um videowall. Em termos práticos, a gestão da rede passa a ser mais eficaz, tal como a resolução de problemas.

Demolição de estrutura na praia do ourigo volta a ser adiada devido ao mau tempo

A demolição da estrutura de betão na praia do Ourigo, no Porto, iria ocorrer esta segunda-feira, algo que não foi possível devido ao mau tempo que assolou a cidade do Porto, apurou o Porto Canal junto da APA/RH Norte.

Presidente da União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos demite-se do movimento que apoia Moreira

A atual presidente da União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, Sofia Maia, demitiu-se, esta terça-feira, do Movimento independente, que apoia Rui Moreira.