Dia em cheio no Porto. Costa inaugura novas carruagens do metro e Duarte Cordeiro vista obras da linha Amarela

Dia em cheio no Porto. Costa inaugura novas carruagens do metro e Duarte Cordeiro vista obras da linha Amarela
| Porto
Porto Canal

Esta quarta-feira foi um dia preenchido a Norte. António Costa inaugurou as novas carruagens da Metro do Porto logo pela manhã e Duarte Cordeiro visitou a extensão da linha Amarela.

Os novos veículos da Metro do Porto, comprados à chinesa CRRC Tangshan, entraram ao serviço esta quarta-feira, pelas 11h00, com a viagem inaugural, que contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa e do autarca portuense, Rui Moreira.

Por sua vez, Duarte Cordeiro, também de visita ao Porto, aproveitou para ver como estão a decorrer os trabalhos de extensão da linha Amarela, que vão ligar Santo Ovídio a Vila d’Este e verificou que as obras estão prestes a ficar concluídas.

A linha Rosa deverá ser também inaugurada em 2024, e o metrobus poderá ter as duas fases concluídas na mesma altura.

Em relação à linha Rubi, muita foi a polémica que se instaurou nos últimos tempos, sobretudo no que diz respeito aos constrangimentos que poderá vir a causar na via pública, contudo parece já haver certezas de que deverá avançar no máximo até à segunda semana de janeiro do próximo ano.

O ministro do Ambiente espera que estes investimentos prossigam no futuro e que o próximo governo “não estrague o que foi feito”.

António Costa deseja também que este legado não se perca com o encerramento deste ciclo. 

+ notícias: Porto

Escola Alexandre Herculano vence prémio de reabilitação

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2024, entregue na Casa da Arquitetura, em Matosinhos, na quarta-feira à noite, distinguiu este ano dez obras de intervenção.

“Vamos passar cá esta noite. Resistindo". Alunos exigem que Universidade do Porto corte relações com Israel

O Grupo de Estudantes em Defesa da Palestina no Porto está a ocupar o campus da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (UP). Juntaram-se dezenas de estudantes na ação que reivindica uma posição “firme” das instituições de ensino superior da cidade contra os acontecimentos na Palestina.

Faculdade de Ciências ordena encerramento de edifício ocupado por estudantes pró-Palestina

Os seguranças do Departamento de Ciência de Computador, que está normalmente aberto durante 24 horas, estão a avisar os alunos que vão encerrar o edifício à meia-noite. Ao Porto Canal, uma funcionária avisou tratar-se de “ordens superiores”.