Mais de quatro mil jovens já foram apoiados pelo Porta 65

Mais de quatro mil jovens já foram apoiados pelo Porta 65
| Política
Porto Canal

Desde a implementação do programa de apoio ao arrendamento jovem, entre junho e setembro do ano passado, foram aprovadas mais de quatro mil candidaturas, avança o Jornal de Notícias. O número representa um marco significativo no suporte aos jovens no acesso à habitação. Ao contrário do que acontecia antes, o processo agora permite adesões em qualquer altura do ano, eliminando os períodos de candidaturas pré-estabelecidos.

As mudanças implementadas no âmbito do pacote Mais Habitação, desde junho do ano passado, incluíram a transição para um sistema de candidaturas contínuo, conforme detalhado pelo Ministério da Habitação. Anteriormente, o programa Porta 65 seguia um calendário com três períodos específicos para candidaturas.

Até setembro, foram aprovadas mais de quatro mil candidaturas, informou o Ministério ao Jornal de Notícias, destacando que este número foi alcançado após a adoção do novo processo. O Ministério também esclareceu que algumas alterações na plataforma do Porta 65 resultaram em atrasos temporários, mas que estão atualmente em processo de recuperação.

377 queixas ao programa

No entanto, recentemente, o Portal da Queixa reportou um total de 377 queixas relacionadas com o programa de arrendamento, abrangendo o período de janeiro de 2022 a meados de fevereiro deste ano. A maioria das queixas está relacionada com a demora na aprovação dos apoios.

O Porta 65 consiste num apoio financeiro mensal destinado a jovens entre os 18 e os 35 anos para auxiliar no pagamento da renda de habitação. O Governo estabeleceu tetos máximos de renda para as candidaturas, levando em consideração o município e a tipologia da habitação.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.