Movimento pela habitação acusa Câmara de Gondomar de não ter respostas sociais

| Porto
Porto Canal

O Movimento Porta a Porta – Casa para Todos acusa a Câmara Municipal de Gondomar de não ter respostas sociais para quem precisa de habitação digna no concelho. Após entregar uma carta à autarquia em que descreve as “dificuldades” e “condições anormais” em que se vive no país e no município, o grupo de cidadãos critica não existirem “respostas concretas”.

O movimento informal criado para criticar as políticas de habitação defende a fixação dos preços das rendas, a renovação dos atuais contratos de arrendamento, a revogação da lei que permite despejos, a mobilização do património público e das casas devolutas para habitação, bem como que as famílias não paguem mais do que 35% dos seus rendimentos líquidos por um crédito à habitação.

“Moro num anexo com a minha filha, sem canalização. A minha filha toma banho numa bacia”, conta ao Porto Canal Tamara Castro, de 27 anos e residente em Gondomar. “Não quero que a minha filha pense que, em 2023, tomar banho numa bacia com água aquecida no micro-ondas é uma coisa normal. Não é”.

Ao Porto Canal, o município de Gondomar não quis comentar a carta que recebeu.

+ notícias: Porto

Rui Moreira e Carlos Meodas "em sintonia total" pedem reforço de efetivos na Polícia Municipal e na PSP

Os presidentes da Câmara do Porto e de Lisboa defenderam esa segunda-feira a necessidade de o efetivo da Polícia Municipal e da PSP ser reforçado nas duas cidades, onde dizem ter existido um decréscimo da sua visibilidade.

Câmara do Porto desembolsa cerca de meio milhão de euros para requalificar Rua de Ramalde do Meio

O programa municipal Rua Direita avançou, esta segunda-feira, com a reabilitação da Rua de Ramalde do Meio, com valor de investimento de 495 mil euros.

“Não há uma relação direta entre aquilo que é insegurança e imigração”, afirma ‘vice’ da Câmara do Porto

O vice-presidente da Câmara do Porto defende que “não há uma relação direta entre aquilo que é insegurança e imigração”. Filipe Araújo falava na Assembleia Municipal após uma intervenção do deputado do Chega.