FC Porto: O farol de Portugal na Champions

FC Porto: O farol de Portugal na Champions
| Desporto
Porto Canal

Foi preciso esperar muito, mas valeu a pena. No último dos quatro minutos de compensação da segunda parte, um excelente golo de Galeno – o mais tardio da história do clube na Champions, descontando prolongamentos, e o 300.º azul e branco na história da competição – valeu ao FC Porto uma vitória por 1-0 sobre o Arsenal na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Os Dragões são o único representante português na prova de futebol mais prestigiada do planeta e terminaram a jornada europeia com vários registos dignos de nota.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Na Europa só dá Porto

Quando a Liga dos Campeões começou, em setembro, havia três clubes portugueses entre os 32 participantes. No momento em que arrancam as fases a eliminar, só o FC Porto sobrevive. A equipa de Sérgio Conceição já soma cinco vitórias na prova, enquanto Benfica e Braga, em conjunto, só conseguiram duas.

Arsenal infeliz na Invicta

O jogo desta quarta-feira foi o quarto encontro oficial realizado pelo Arsenal no Estádio do Dragão. O melhor resultado que os ingleses conseguiram foi um empate a zero em 2006. Desde então, perderam por 2-0 em 2008, 2-1 em 2010 e 1-0 em 2024. O único golo dos ingleses – que neste encontro, pela primeira vez desde 2011 na Champions, não fizeram um único remate à baliza – foi marcado por Sol Campbell.

Outra vitória sobre os ricos

Sérgio Conceição vive a sétima temporada como treinador do FC Porto e conduziu a equipa aos oitavos de final da Champions pela quinta vez. Ao longo destes percursos, o técnico já derrotou várias vezes adversários com orçamentos superiores. Antes do Arsenal houve vítimas como o Atlético de Madrid, o Bayer Leverkusen, o Chelsea, a Juventus, o Leipzig, o Milan, o Mónaco e a Roma.

Galeno explode na Champions

Autor do golo e jogador mais valioso em campo, Galeno somou o quinto remate certeiro na Liga dos Campeões e encabeça a lista dos melhores marcadores da prova, a par de Haaland (Manchester City), Højlund (Manchester United), Griezmann e Morata (os dois do Atlético de Madrid). O extremo luso-brasileiro é ainda autor de três assistências e por isso iguala Foden (Manchester City) como jogador com mais participações em golos na competição.

Pepe continua a fazer história

Cinco dias antes de completar 41 anos de idade, Pepe esteve em jogo do princípio ao fim, ajudou o FC Porto a manter a baliza inviolada e ultrapassou Ryan Giggs como jogador de campo mais velho a disputar uma fase a eliminar da Champions. Presente no Dragão, o antigo central inglês Rio Ferdinand não escondeu a admiração pelo capitão azul e branco: “Como é que ainda fazes isto?”.

Uma estreia inesquecível

Otavio foi anunciado como reforço do FC Porto a 31 de janeiro, estreou-se na equipa a 17 de fevereiro frente ao Estrela da Amadora e jogou pela primeira vez nas competições europeias quatro dia depois, contra o Arsenal. O central brasileiro de 21 anos disputou os 90 minutos e fez o passe que antecedeu o golo de Galeno. Viveu uma noite para recordar.

+ notícias: Desporto

FC Porto:"Fico muito feliz por ver a felicidade dos meus netos"

Manuel Amaral, Matilde Amaral, Valdemar Melo, Sofia Cardoso, Joaquim Cardoso e Margarida Teixeira viveram uma sexta-feira inesquecível na melhor companhia possível. Em pleno Dia Mundial dos Avós, o FC Porto convidou dois avôs e os respetivos netos a marcarem presença na sessão fotográfica do plantel principal, evento com música e animação que se prolongou pela tarde dentro e que lhes permitiu conviverem de perto com os 34 atletas às ordens de Vítor Bruno.

FC Porto: De novo no Olival com dose dupla e energia redobrada

Depois de sentir o carinho e a energia dos adeptos no Largo Amor de Perdição, o plantel principal do FC Porto voltou à carga em de manhã e de tarde no Olival tendo em vista o regresso ao Dragão. O jogo de apresentação, que oporá os portistas aos sauditas do Al Nassr, está marcado para as 18h30 de domingo (Sport TV).

Agora é oficial, Jogos Olímpicos estão oficialmente abertos

O presidente francês, Emmanuel Macron, abriu esta sexta-feira oficialmente os Jogos Olímpicos Paris2024, durante uma inédita cerimónia de abertura, transportada do habitual estádio olímpico para o rio Sena.