FC Porto: 41 anos de um colosso

FC Porto: 41 anos de um colosso
| Desporto
Porto Canal

O capitão do FC Porto faz anos. Este facto é notícia porque Pepe, nascido a 26 de fevereiro de 1983 em Maceió, no Brasil, continua a bater recordes de longevidade ao mesmo tempo que se exibe com um elevado nível de rendimento numa das 16 melhores equipas da Europa. A jogar como sénior desde 2002 e a ganhar títulos desde 2004, é um colosso do desporto mundial.

O que se passou na semana passada durante a primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões em que o FC Porto derrotou o Arsenal é um testemunho da dimensão de Pepe. O central atuou durante os 90 minutos e tornou-se o jogador de campo mais velho de sempre a disputar um jogo da fase a eliminar da principal prova de clubes do mundo, ultrapassando o galês Ryan Giggs. Em pleno relvado do Dragão, o antigo central Rio Ferdinand, que só é cinco anos mais velho do que Pepe mas já deixou de jogar há nove, mostrou-se rendido: “Como é que ainda fazes isto?”, perguntou ao capitão azul e branco.

Formado no Corinthians Alagoano do Brasil, Pepe mudou-se para a Europa em 2002. Representou o Marítimo até 2004, esteve três épocas no FC Porto e depois transferiu-se para o Real Madrid. Jogou no gigante espanhol durante dez temporadas, antes de passar um ano e meio no Besiktas e regressar a casa em janeiro de 2019. Os números falam por si: em 23 épocas desportivas, somou 745 jogos de clubes, marcou 43 golos e ganhou três Ligas dos Campeões, três Taças Intercontinental/Mundial de Clubes, uma Supertaça Europeia, quatro Ligas portuguesas, quatro Taças de Portugal, três Supertaças de Portugal, uma Taça da Liga de Portugal, três Ligas espanholas, duas Taças do Rei e duas Supertaças de Espanha. Obteve a cidadania portuguesa em 2007 e desde esse ano já realizou 134 encontros e marcou oito golos pela seleção de Portugal. Disputou quatro Mundiais e quatro Europeus e contribuiu decisivamente para as conquistas do Euro 2016 e da Liga das Nações de 2019.

São inúmeros os recordes de longevidade batidos por Pepe nos últimos anos. É, por exemplo, o jogador de campo mais velho de sempre a jogar e a marcar na Liga dos Campeões e o mais velho a faturar pelo FC Porto. O mais impressionante é que o capitão azul e branco não se distingue apenas pela idade, mas pela capacidade de manter um nível competitivo elevado à medida que os anos passam. Dá conta disso o facto de ser o atleta mais idade a integrar o onze ideal da Liga portuguesa e de ter feito parte dessa equipa nos últimos quatro anos consecutivos.

“Capitão e atleta de eleição”, segundo Jorge Nuno Pinto da Costa, e exemplo de profissionalismo de quem “até com meia perna joga”, de acordo com Sérgio Conceição, Pepe está de parabéns por completar 41 anos de idade e continuar a servir o FC Porto com qualidade e dedicação equiparáveis às dos melhores de sempre. A lenda continua.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Caminho aberto com chave mestra. Crónica de jogo

O FC Porto venceu neste sábado o Chaves (3-0), no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, em jogo da 32.ª e antepenúltima jornada do campeonato. Francisco Conceição (27m) Evanilson (45m+1) e Mehdi Taremi (73m), de penálti, assinaram os golos dos Dragões, que seguem na terceira posição da tabela, agora com 66 pontos somados.

FC Porto: Francisco Conceição, Medhi Taremi e Diogo Costa em destaque no jogo com o Chaves

O português foi o MVP Liga Portugal e o iraniano o MVP Porto, enquanto o guarda-redes manteve a baliza a zeros

Gonçalo Sousa: "Fomos sempre superiores"

Um livre direto cobrado de forma exímia, um golo de bola corrida e uma grande penalidade convertida garantiram três pontos para o FC Porto no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira (3-0). No rescaldo da viagem bem-sucedida a Trás-os-Montes, o MVP Francisco Conceição afirmou que “o jogo não teve muita história”, confidenciou que ultrapassar os 89 jogos do pai ao serviço do “clube do coração” de ambos é “um motivo de orgulho” e garantiu querer “fazer muitos mais jogos, golos e festejar títulos”. “Um pouco nervoso”, Gonçalo Sousa estreou-se pela equipa principal de “um clube muito grande” e prometeu “continuar a trabalhar” para cumprir o “sonho” de “marcar um golo, se possível já este ano”.