Governo promete 'mão pesada' para insubordinação na polícia

| País
Pedro Benjamim e Hugo André Costa

O ministro da Administração Interna quer erradicar possíveis ligações entre a insubordinação e movimentos extremistas dentro das forças policiais. José Luís Carneiro apontou, apontou que há cerca de um ano foram comunicados à Inspeção Geral da Administração Interna [IGAI] e ao MP “indícios de atos relativos a atitudes, comportamentos e práticas extremistas, serão agora participados ao Ministério Público todos os novos indícios que possam estabelecer uma relação ao incitamento à insubordinação, à sua prática, e eventual ligação a movimentos extremistas”.

O ministro da Administração Interna frisa que “o Governo, por intermédio do comandante-geral da GNR e do diretor nacional da PSP, não permitirá atos que possam colocar em causa a segurança dos cidadãos”. Carneiro foi mais longe garantindo que “todos os atos que atentem contra esses deveres serão objeto de participação disciplinar e eventualmente participação criminal”.

“Não se pode confundir o direito de manifestação, que legitimamente tem sido exercido, com a prática de atos de indisciplina e insubordinação”, referiu José Luís Carneiro.

O ministro da tutela determinou à IGAI, “a instauração urgente de inquéritos relativos ao policiamento dos jogos Famalicão-Sporting e Leixões-Nacional da Madeira, bem como às suas consequências”. As palavras foram proferidas por José Luís Carneiro no final da reunião com o comandante-geral da GNR e o diretor nacional da PSP.

Os líderes das duas forças foram convocados pelo ministro da tutela para uma reunião, que arrancou às 09h00 deste domingo, depois de o jogo entre Famalicão e Sporting ter sido adiado por falta de policiamento. “A PSP encontra-se a concluir a identificação dos desacatos e das agressões ocorridas em Famalicão, que participará ao Ministério Público [MP]”, frisou Carneiro.

Presidente do SINAPOL debaixo de fogo

“Para além dos processos de inquérito e disciplinares já em curso, determinei à Inspeção Geral da Administração Interna (IGAI “Participámos à IGAI as declarações do presidente do SINAPOL que ameaçaram colocar em causa a atividade da PSP durante os próximos atos eleitorais”

Quanto às reivindicações das forças policiais, José Luís Carneiro defende que o “Governo em gestão não tem legitimidade para assumir encargos permanentes e duradouros, encargos financeiros, relativamente ao futuro”.

+ notícias: País

Quantos burros há no mundo?

Há quem diga que "vozes de burro não chegam ao céu". Há quem os use como insulto, mas também quem os veja como animais dóceis. Esta quarta-feira, dia 8 de maio, celebra-se o Dia Internacional do Burro. Mas, afinal quantos existem no mundo?

José Castelo Branco sai em liberdade mas não pode ver nem contactar Betty Grafstein

Depois de ter sido detido, esta terça-feira, por suspeitas de violência doméstia contra Betty Grafstein, José Castelo Branco sai em liberdade.

Queixas contra médicos aumentaram 20% no ano passado

As queixas contra médicos aumentarem 20% em 2023 relativamente ao ano anterior, totalizando 2.027, mas o número de condenações de profissionais com pena de suspensão ou expulsão baixou, revelam dados da Ordem dos Médicos avançados hoje à Lusa.