As primeiras imagens do novo projeto de arrendamento acessível em Faria Guimarães

As primeiras imagens do novo projeto de arrendamento acessível em Faria Guimarães
| Porto
Ana Francisca Gomes

Na rua de Faria Guimarães, no Porto, vai ser construído um edifício que vai acrescentar 87 novos fogos à oferta de arrendamento acessível do município. Para o terreno de 3930 m2 que até aqui pertencia ao Estado, está prevista uma área de construção total de 11.320m2, sendo 8.200m2 acima do solo.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Na reunião de executivo desta segunda-feira, o vereador com o pelouro da Habitação Pedro Baganha anunciou que estava concluído o concurso de concessão do projeto de execução para o edifício de habitação em Faria Guimarães, destinado ao mercado de arrendamento acessível de promoção municipal. “O terreno em causa pertencia, originalmente, ao Estado e veio à posse do Município do Porto, depois de um acordo firmado entre a Câmara Municipal do Porto e o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU)”, dá conta uma nota partilhada no site da autarquia em abril de 2023, quando o concurso foi lançado.

Das 13 propostas recebidas, a proposta dos arquitetos Pablo Rebelo e Pedro Pereira foi a vencedora e prevê a constituição de 87 fogos (28 T1, 54 T2 e 5 T3) e de 90 lugares de estacionamento privativo.

“Se não houver imprevistos, no final deste ano ou início do próximos estaremos a lançar o concurso de empreitada e a começar a obra no primeiro semestre de 2025”, afirmou Pedro Baganha.

A estimativa de investimento para esta construção foi estimado em 14.669.238,05€.

+ notícias: Porto

Falta de equipa técnica atrasa arranque da unidade móvel de consumo de drogas no Porto

A abertura da unidade móvel de consumo vigiado de drogas no Porto enfrenta um impasse devido à falta de uma equipa técnica. A data para o início das operações ainda não foi definida uma vez que o anterior Governo não publicou a devida portaria que permitiria a contratação de uma equipa.

Requalificação e aumento da Escola Básica da Ponte em Lordelo do Ouro por 1,45 milhões de euros

Já foi lançado o concurso público para a requalificação completa da escola básica da Ponte, localizada na freguesia de Lordelo do Ouro. A intervenção tem como objetivo não só melhorar os espaços existentes, dentro e fora do edifício, mas também expandi-lo, avança a autarquia.

Moreira condena ataque a imigrantes como "crime de ódio inaceitável" e pede extinção do "novo SEF"

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, pronunciou-se, durante a reunião de executivo desta segunda-feira, contra o ataque a três imigrantes na freguesia do Bonfim, classificando-o como um "crime de ódio" que não pode ser tolerado sob qualquer justificativa. O autarca criticou a inoperância da AIMA e que o organismo "desperdiça dinheiros públicos", apelando à sua extinção e transferência das competência para os municípios.