87 novos fogos para arrendamento acessível vão nascer em Faria Guimarães

87 novos fogos para arrendamento acessível vão nascer em Faria Guimarães
| Porto
Ana Francisca Gomes

Vai ser construído um edifício na rua de Faria Guimarães, no Porto, que vai acrescentar 87 novos fogos à oferta de arrendamento acessível do município. Terreno pertencia ao Estado.

Na reunião de executivo desta segunda-feira, o vereador com o pelouro da Habitação Pedro Baganha anunciou que está concluído o concurso de concessão do projeto de execução para o edifício de habitação em Faria Guimarães, destinado ao mercado de arrendamento acessível de promoção municipal.

“O terreno em causa pertencia, originalmente, ao Estado e veio à posse do Município do Porto, depois de um acordo firmado entre a Câmara Municipal do Porto e o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU)”, dá conta uma nota partilhada no site da autarquia em abril de 2023, quando o concurso foi lançado.

O terreno tem uma área de 3930 m2, e está previsto uma área de construção total de 11.320m2, sendo 8.200m2 acima do solo.

Das 13 propostas recebidas, a proposta dos arquitetos Pablo Rebelo e Pedro Pereira foi a vencedora e prevê a constituição de 87 fogos (28 T1, 54 T2 e 5 T3) e de 90 lugares de estacionamento privativo.

“Se não houver imprevistos, no final deste ano ou início do próximos estaremos a lançar o concurso de empreitada e a começar a obra no primeiro semestre de 2025”, afirmou Pedro Baganha.

A estimativa de investimento para esta construção foi estimada em 14.669.238,05€.

Porto Canal

+ notícias: Porto

Plataforma elevatória já retira destroços no edifício que ardeu no centro do Porto

Os destroços provenientes do incêndio que destruiu uma pensão no centro do Porto já foram todos removidos da via pública, informou fonte da autarquia. No local, as equipas preparam-se para arrancar com os trabalhos de retirada dos destroços.

Entre rabiscos e aguarelas, o diário gráfico de Vasco Mota faz uma viagem pelo Porto

Após escolher o local, Vasco Mota senta-se no seu “banquinho”, abre o diário gráfico e coloca ao seu lado, os pincéis e a tábua de aguarelas. Sem pressa, começa a desenhar e deixa que as linhas se entrelacem com a vida que pulsa à sua volta. O Porto, com as suas ruas e detalhes únicos, é o seu maior campo de exploração. O urban sketching, que começou por ser uma diversão, tornou-se na sua principal ocupação, através do projeto "Rabiscar o Porto", hoje apoiado pela Ágora.

Federação Académica do Porto quer criar Estatuto de Estudante do Ensino Superior

A Federação Académica do Porto (FAP) anunciou esta quinta-feira a criação de um Estatuto do Estudante do Ensino Superior com o objetivo de promover a igualdade de oportunidades no acesso e frequência àquele ensino bem como estabelecer os direitos e deveres dos alunos.