87 novos fogos para arrendamento acessível vão nascer em Faria Guimarães

87 novos fogos para arrendamento acessível vão nascer em Faria Guimarães
| Porto
Ana Francisca Gomes

Vai ser construído um edifício na rua de Faria Guimarães, no Porto, que vai acrescentar 87 novos fogos à oferta de arrendamento acessível do município. Terreno pertencia ao Estado.

Na reunião de executivo desta segunda-feira, o vereador com o pelouro da Habitação Pedro Baganha anunciou que está concluído o concurso de concessão do projeto de execução para o edifício de habitação em Faria Guimarães, destinado ao mercado de arrendamento acessível de promoção municipal.

“O terreno em causa pertencia, originalmente, ao Estado e veio à posse do Município do Porto, depois de um acordo firmado entre a Câmara Municipal do Porto e o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU)”, dá conta uma nota partilhada no site da autarquia em abril de 2023, quando o concurso foi lançado.

O terreno tem uma área de 3930 m2, e está previsto uma área de construção total de 11.320m2, sendo 8.200m2 acima do solo.

Das 13 propostas recebidas, a proposta dos arquitetos Pablo Rebelo e Pedro Pereira foi a vencedora e prevê a constituição de 87 fogos (28 T1, 54 T2 e 5 T3) e de 90 lugares de estacionamento privativo.

“Se não houver imprevistos, no final deste ano ou início do próximos estaremos a lançar o concurso de empreitada e a começar a obra no primeiro semestre de 2025”, afirmou Pedro Baganha.

A estimativa de investimento para esta construção foi estimada em 14.669.238,05€.

Porto Canal

+ notícias: Porto

Piscinas municipais do Porto fecham para obras no verão

A Piscina Municipal de Cartes e a piscina Municipal da Constituição vão encerrar para a requalificação, instalações técnicas e melhoria das condições de mobilidade e acessibilidade, a partir do dia 3 de junho e até 31 de agosto.

Novas imagens do incêndio que deflagrou num bar na Foz

Um incêndio de grandes dimensões deflagrou ao final da manhã desta sexta-feira num bar na Foz do Douro. A estrutura é conhecida por ter sido casa do Restaurante Shis, que foi destruído pelo mar em 2014 e, depois de reconstruído, novamente danificado por um incêndio em 2015.

AMP e STCP perdem capital detido na Metro do Porto e abrem porta a fundos comunitários

A perda pela Área Metropolitana do Porto e pela Sociedade de Transportes Coletivos do Porto de praticamente 50% do capital detido na Metro do Porto abre a porta a fundos comunitários, disse esta sexta-feira o presidente da Câmara de Gondomar.