Boris, funcionário de quatro patas, marca presença em reunião do executivo de Gondomar
Porto Canal
A reunião pública descentralizada do executivo da Câmara Municipal de Gondomar contou com um convidado especial: Boris, o funcionário de quatro patas da Junta de Freguesia de Baguim do Monte.
O presidente da autarquia partilhou uma foto nas redes sociais em que se vê o cão que foi, em agosto de 2023, contratado para a junta, depois de um pedido de ajuda da antiga dona de Boris.
“Proximidade e descentralização: hoje realizou-se a reunião pública descentralizada do executivo em Baguim do Monte! E, claro, não faltou o mais recente e famoso funcionário da Junta: o Boris”, escreveu Marco Martins.
Ver esta publicação no Instagram
Em agosto, quando a Junta de Freguesia decidiu adotar Boris, o presidente falou sobre a decisão ao Porto Canal.
“Numa primeira fase aceitei ter o cão para tentarmos adotá-lo, mas como não apareceu nenhuma família, e com muita insistência do meu secretário, decidimos adotar o cão. No dia 4 de setembro fizemos um contrato de trabalho” que se transformou numa “brincadeira séria”, contou na altura Francisco Laranjeira.
“Nós fizemos esse contrato a brincar, mas de forma muito séria, porque eu não sou dono da junta, estou aqui até ao final do mandato que é daqui a dois anos e nós a fazermos uma situação destas tivemos que assegurar que o Boris ficasse aqui sempre como propriedade da Junta de Freguesia de Baguim do Monte”, conta o presidente.
Francisco Laranjeira disse ainda que com a dimensão que estão a ter com o Boris, espera que esta situação chegue a outros colegas, “porque se todas as Juntas de Freguesia adotassem um cão eram cerca de três mil e trezentas freguesias que tinham um cão”. Mesmo que não fossem todas já era uma grande ajuda no combate ao abandono de animais, afirma.
Ver esta publicação no Instagram