15 milhões de passageiros num ano. É este o novo recorde do aeroporto do Porto

15 milhões de passageiros num ano. É este o novo recorde do aeroporto do Porto
| Porto
Porto Canal/Agências

O aeroporto do Porto atingiu, pela primeira vez, os 15 milhões de passageiros num ano esta terça-feira, adiantaram a ANA – Aeroportos de Portugal e a Vinci, em comunicado, esta quarta-feira divulgado.

O grupo realçou que continua a trabalhar no "compromisso com a região norte, impulsionando o aumento da conectividade aérea do aeroporto do Porto”.

Na mesma nota, a gestora disse que esse trabalho se traduz “em crescimento, que ontem [terça-feira], simbolicamente, ficou refletido na receção do passageiro 15 milhões, que viajou na companhia Turkish Airlines, com origem em Istambul e aterrou durante a tarde no aeroporto do Porto”.

O crescimento face a 2022 foi de 20%, indicaram.

Além disso, no mesmo dia, “o aeroporto do Porto atingiu outro recorde, quando o voo da TAP Air Portugal, com origem em Nova Iorque, foi o movimento número 100.000 ao aterrar, durante a manhã, no aeroporto do Porto, constituindo também um novo recorde de aterragens e descolagens num só ano”.

No comunicado lê-se ainda que o aeroporto do Porto “continua a diversificar com sucesso as ligações diretas aos principais mercados na Europa e a crescer significativamente o tráfego em ligações diretas intercontinentais” sendo que estas aumentaram cerca de 51% em número de passageiros, em comparação com o ano anterior.

De acordo com a empresa, para o próximo ano, foi já confirmado o reforço em voos de longo curso, nomeadamente para a América do Norte, como Boston, Nova Iorque e Toronto com a Azores Airlines.

A ANA e a Vinci lembraram que o aeroporto do Porto serviu mais de 12,6 milhões de passageiros em 2022, representando um acréscimo de 116,3% em relação a 2021, salientando que o anterior recorde 13 milhões de passageiros tinha sido atingido em 2019.

O Porto está ligado a mais de 106 destinos diretos, através de 30 companhias aéreas, sendo que este ano, recebeu mais sete companhias e 17 novas rotas.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).