Porto tem o único aeroporto português no ranking de novas rotas na Europa

Porto tem o único aeroporto português no ranking de novas rotas na Europa
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Em 2023 foram lançadas na Europa 1429 novas rotas que tinham como origem ou destino cidades europeias, com apenas 63 - menos de 5% do valor total - a passarem por Portugal. O ranking de aeroportos com mais novas rotas é liderado por Antalya (Turquia) e Londres-Gatwick (Reino Unido), com o Aeroporto Francisco Sá Carneiro a ser a única infraestrutura portuguesa no top20.

Para Pedro Castro, especialista do setor ouvido pelo Jornal de Negócios, o fraco resultado português deve-se à “política pública setorial levada a cabo pelo país na última década”. Para o diretor da consultora SkyExpert, a aposta no Porto resulta do normal acompanhamento do mercado.

Em declarações ao Jornal de Negócios, Pedro Castro condena a mentalidade de considerar que “via Lisboa é que é”. Para o especialista, este é “um pensamento e uma prática da aviação do século passado”, já que aos dias de hoje os passageiros querem “viajar diretamente e sem escalas”.

Apontando o dedo à “ideia que é veiculada por algumas entidades”, Pedro Castro afirma que o “constrangimento autoinfligido e patrocinado pelo próprio Estado ao aeroporto de Lisboa” leva a que as companhias aéreas “comecem a olhar para os restantes aeroportos nacionais” e, através da análise dos fluxos e potencial de tráfego, apostem no Porto como uma alternativa viável.

Para o diretor da SkyExpert, a cidade e toda a região envolvente “tornaram-se um destino por si”, com as companhias aéreas a olharem para o Francisco Sá Carneiro como um “aeroporto mais disponível e operacionalmente fiável”.

Pedro Castro realça também o facto de o aeroporto do Porto praticamente não ter passageiros em trânsito para outros destinos, via ‘hub’, fazendo com que “os 15 milhões de passageiros são dali ou vão para ali”. O especialista compara este número com os 32 milhões do aeroporto de Lisboa, usado por 28% dos passageiros apenas para trocar de avião, algo que poderia ser feito em qualquer lado. Esta análise, refere ao Jornal de Negócios, permite perceber que a “diferença de potencial entre os dois aeroportos é menor do que aparenta”, com as companhias aéreas a encontrarem no Porto “uma agradável surpresa para a sua expansão em Portugal”.


Dados divulgados no final de 2023 revelaram que o aeroporto do Porto atingiu, pela primeira vez, os 15 milhões de passageiros num ano, com a ANA – Aeroportos de Portugal e a Vinci, a realçar que continua a trabalhar no "compromisso com a região norte, impulsionando o aumento da conectividade aérea do aeroporto do Porto”.

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