Monumento ao Empresário foi parcialmente destruído para ser recolocado

Monumento ao Empresário foi parcialmente destruído para ser recolocado
| Porto
Maria Abrantes

A estrutura com mais de 30 anos, instalada na interseção entre a Avenida da Boavista e a Rua Marechal Gomes da Costa, já está a ser recolocada na rotunda da Avenida de 25 de Abril, em Campanhã, mas as pirâmides foram destruídas para serem reconstruídas no novo local.

O anúncio da recolocação do Monumento ao Empresário foi feito em setembro e esclarecia que a estrutura iria mudar de local, a propósito das obras do Metro Bus, por estar na linha de traçado do mesmo e das novas faixas de rodagem.

Apesar do comunicado que anunciava que a estrutura iria mudar de sítio, parte da mesma acabou por ser demolida, sendo que as duas pirâmides que compunham o monumento já não existem.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

De acordo com a autarquia do Porto, “a esfera, o lajeado do pavimento e o revestimento espelhado foram desmontados e transportados para o novo local esta semana. A estrutura das pirâmides é em betão armado e pesa dezenas de toneladas, pelo que estão a ser demolidas e vão ser reconstruídas na nova localização, conforme o projeto original, que foi fornecido à Metro do Porto e que o empreiteiro vai seguir com rigor”.

A Metro do Porto, responsável pela obra e pela recolocação do monumento, prevê que a estrutura fique finalizada no novo local, até dia 3 de maio de 2024.

+ notícias: Porto

Associação da Movida do Porto alerta para insegurança e defende mais policiamento

O presidente da Associação de Bares e Discotecas da Movida do Porto assumiu esta quinta-feira haver um “problema de insegurança” na movida relacionado com o tráfico de droga, desacatos e consumo de álcool nas ruas, defendendo um reforço do policiamento.

Unidade de consumo móvel do Porto arranca em dezembro na zona oriental

A unidade de consumo vigiado móvel do Porto deverá arrancar no início de dezembro na zona oriental da cidade, abrangendo as freguesias do Bonfim, Paranhos e Campanhã, foi esta sexta-feira revelado.

Equacionadas "quatro ou cinco localizações" para empresa Transportes Metropolitanos do Porto que é constituída em janeiro

A nova empresa Transportes Metropolitanos do Porto (TMP), que irá gerir a rede Unir, será formalmente constituída no início de janeiro, disse esta sexta-feira aos jornalistas o presidente da Área Metropolitana do Porto (AMP), Eduardo Vítor Rodrigues.