Monumento ao Empresário foi parcialmente destruído para ser recolocado

Monumento ao Empresário foi parcialmente destruído para ser recolocado
| Porto
Maria Abrantes

A estrutura com mais de 30 anos, instalada na interseção entre a Avenida da Boavista e a Rua Marechal Gomes da Costa, já está a ser recolocada na rotunda da Avenida de 25 de Abril, em Campanhã, mas as pirâmides foram destruídas para serem reconstruídas no novo local.

O anúncio da recolocação do Monumento ao Empresário foi feito em setembro e esclarecia que a estrutura iria mudar de local, a propósito das obras do Metro Bus, por estar na linha de traçado do mesmo e das novas faixas de rodagem.

Apesar do comunicado que anunciava que a estrutura iria mudar de sítio, parte da mesma acabou por ser demolida, sendo que as duas pirâmides que compunham o monumento já não existem.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

De acordo com a autarquia do Porto, “a esfera, o lajeado do pavimento e o revestimento espelhado foram desmontados e transportados para o novo local esta semana. A estrutura das pirâmides é em betão armado e pesa dezenas de toneladas, pelo que estão a ser demolidas e vão ser reconstruídas na nova localização, conforme o projeto original, que foi fornecido à Metro do Porto e que o empreiteiro vai seguir com rigor”.

A Metro do Porto, responsável pela obra e pela recolocação do monumento, prevê que a estrutura fique finalizada no novo local, até dia 3 de maio de 2024.

+ notícias: Porto

Câmara de Gaia fez várias reuniões com consórcio antes de votar mudanças no TGV esta quinta-feira

A Câmara de Gaia fez "diversas reuniões" com o consórcio LusoLav antes de votar esta quinta-feira alterações à linha de alta velocidade no concelho e à ponte sobre o Douro, desconhecidas da Infraestruturas de Portugal (IP) e Câmara do Porto.

Zona da Arrábida em Gaia terá um viaduto ciclável e pedonal com ligação à futura estação de metro

A promotora Efimóveis vai construir uma passagem ciclopedonal sobre a autoestrada 1 (A1) na zona dos Jardins da Arrábida, em Gaia, infraestrutura que assegurará a ligação à futura estação de metro da Linha Rubi, foi esta quinta-feira anunciado.

Três arguidos condenados por planearem assalto a casa de idosos no Porto

O tribunal condenou esta quinta-feira os três arguidos que engendraram um plano para assaltar a casa do casal de idosos no Porto a uma pena única entre os quatro anos e nove meses e os três anos e 10 meses.