Monumento ao Empresário foi parcialmente destruído para ser recolocado
Maria Abrantes
A estrutura com mais de 30 anos, instalada na interseção entre a Avenida da Boavista e a Rua Marechal Gomes da Costa, já está a ser recolocada na rotunda da Avenida de 25 de Abril, em Campanhã, mas as pirâmides foram destruídas para serem reconstruídas no novo local.
O anúncio da recolocação do Monumento ao Empresário foi feito em setembro e esclarecia que a estrutura iria mudar de local, a propósito das obras do Metro Bus, por estar na linha de traçado do mesmo e das novas faixas de rodagem.
Apesar do comunicado que anunciava que a estrutura iria mudar de sítio, parte da mesma acabou por ser demolida, sendo que as duas pirâmides que compunham o monumento já não existem.
Ver esta publicação no Instagram
De acordo com a autarquia do Porto, “a esfera, o lajeado do pavimento e o revestimento espelhado foram desmontados e transportados para o novo local esta semana. A estrutura das pirâmides é em betão armado e pesa dezenas de toneladas, pelo que estão a ser demolidas e vão ser reconstruídas na nova localização, conforme o projeto original, que foi fornecido à Metro do Porto e que o empreiteiro vai seguir com rigor”.
A Metro do Porto, responsável pela obra e pela recolocação do monumento, prevê que a estrutura fique finalizada no novo local, até dia 3 de maio de 2024.