Corte no IRS em 2024 vai beneficiar todos escalões com um alívio fiscal

Corte no IRS em 2024 vai beneficiar todos escalões com um alívio fiscal
| País
Porto Canal

A proposta do Orçamento de Estado para 2024 apresenta várias alterações que se vão traduzir num grande impacto nos rendimentos. Além do aumento do salário mínimo para 820 euros, destacam-se as alterações nos escalões de IRS. Mas o que vai mudar?

A nova tabela de IRS mantém os nove escalões, que passam a estar atualizados em 3%, com uma descida das taxas marginais até ao 5.º escalão, beneficiando contribuintes até 27.146 euros.

No geral, esta medida traz um alívio fiscal a todos os contribuintes, principalmente com diminuições nas taxas para os cinco primeiros escalões de rendimentos, que abrange os contribuintes até 27,145 euros e que assim vão pagar menos IRS.

Atentando por cada nível da tabela, a taxa do primeiro escalão vai diminuir de 14,5% para 13,25%. O segundo escalão desce de 21% para 18%. Já o terceiro escalão, cai de 26,5% para 23%. O quarto escalão passa de 28,5% para 26% e o quinto desce de 35% para 32,75%.

Mesmo que as principais mudanças se verifiquem nos primeiros escalões, todos os contribuintes vão sentir um alívio fiscal. Na prática, haverá uma redução da taxa média, já que o IRS é um imposto progressivo. Contudo, o impacto só terá efeitos em 2025, uma vez que as alterações propostas se aplicam aos rendimentos de 2024.

Segundo o Boletim Económico de dezembro do Banco de Portugal, o corte no IRS no próximo ano vai dar mais 2% de rendimento disponível às famílias. A vantagem económica, segundo o documento, vai beneficiar sobretudo as famílias com os rendimentos a rondar os 1,739 euros brutos e por cada titular.

De sublinhar que os trabalhadores que recebam o salário mínimo, ficam isentos de pagar IRS, uma vez que o mínimo de existência vai subir para os 11,480 euros.

+ notícias: País

Sindicato diz que há 160 professores impedidos de trabalhar no próximo ano

A Federação Nacional da Educação (FNE) diz que há 160 professores que tinham de vincular este ano e concorreram para todo o país, mas não ficaram colocados e estão impedidos de dar aulas no próximo ano letivo.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.