Trabalhadores da Petrogal dizem que terrenos de refinaria de Matosinhos são oportunidade de investimento

Trabalhadores da Petrogal dizem que terrenos de refinaria de Matosinhos são oportunidade de investimento
Porto Canal
| Norte
Porto Canal / Agências

A Comissão Central de Trabalhadores (CCT) da Petrogal adianta esta segunda-feira que os terrenos da antiga refinaria de Matosinhos são uma oportunidade única de investimento e desenvolvimento do país.

“Os terrenos do complexo industrial de Matosinhos [refinaria] representam uma oportunidade única de investimento e desenvolvimento do grupo [Galp] e do país, sem eles todos perderemos”, refere a CCT em comunicado.

A CCT alerta para a necessidade de se desenhar um futuro industrial para a antiga refinaria, que encerrou em 2021.

Os trabalhadores dizem ainda que os anúncios que vão aparecendo na comunicação social de intenções de compra daquelas instalações não passam disso.

“Mas sinalizam a ponta solta que falta na política de investimentos por parte da administração. No fundo, há esta ideia de que as instalações da refinaria são apetecíveis para outros grupos económicos – toda a gente - menos para a empresa/grupo [Galp]”, adiantam.

Para os trabalhadores, a queda do Governo PS deixa a administração sem mais desculpas para não recuperar o complexo industrial de Matosinhos, no distrito do Porto.

O encerramento da refinaria foi comunicado pela Galp em dezembro de 2020 e concretizado no ano seguinte, num processo muito criticado pelas estruturas sindicais.

Em maio de 2021, a Galp deu início a um despedimento coletivo de cerca de 150 trabalhadores da refinaria, chegando a acordo com 40% dos cerca de 400 colaboradores.

Este ano foi anunciada a instalação de um Centro Internacional de Biotecnologia Azul no local, que contará ainda com a colaboração da Fundação Oceano Azul, depois de ter sido anunciada uma cidade da inovação ligada às "energias do futuro".

+ notícias: Norte

Popular atira objetos e faz gestos obscenos para arruada do PS em Guimarães

A uma semana das eleições legislativas antecipadas, o líder do PS encontra-se em campanha no Norte do país, arrancando o dia em Vila do Conde, com uma arruada em Caxinas, seguida de mais duas ações de rua, em Guimarães e em Vizela, e, ao final do dia, dois comícios, o primeiro será em Braga e o último, em Viana do Castelo.

Portugal regressa ao espaço. Satélite construído em Matosinhos é lançado esta segunda-feira

O "Aeros", um nanossatélite de 4,5 quilos, seguirá a bordo de um foguetão Falcon 9, que descolará da base da empresa SpaceX de Vandenberg às 21:18 (hora de Lisboa), de acordo com a Thales Edisoft Portugal, líder do consórcio nacional que projetou, construiu e operará o engenho, e que agrega várias empresas e instituições académicas.

Norte com o maior número de ocorrências devido ao mau tempo

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) contabilizou 33 ocorrências durante a noite passada devido ao mau tempo, sobretudo na região Norte e relacionadas com limpezas de via, sem registo de feridos.